Depressão ou ansiedade? Aposte em 10 minutos diários de mindfulness

Um estudo recente revelou que apenas 10 minutos de mindfulness por dia podem melhorar o bem-estar, aliviar a depressão e a ansiedade e ajudar as pessoas a ficarem mais motivadas a melhorar o seu estilo de vida.

Uma equipa de cientistas das Universidades de Bath e Southampton, no Reino Unidos, decidiu analisar os efeitos do mindfulness, isto é, a consciência que emerge quando colocamos a atenção plena, com intenção, no momento presente.

A investigação, que envolveu 1247 adultos de 91 países diferentes, revelou que breves sessões diárias de atenção plena, através da aplicação gratuita Medito, podem ter inúmeros benefícios.

Segundo o EurekAlert, os participantes, a maioria dos quais sem qualquer experiência em mindfulness, foram aleatoriamente selecionados para uma rotina de mindfulness de um mês ou para uma condição de controlo, em que tiveram de ouvir partes da história “Alice no País das Maravilhas”.

As sessões diárias de mindfulness incluíram exercícios de relaxamento, definição de intenções, exames corporais, atenção focada na respiração e autorreflexão.

Antes de iniciar os 30 dias de treino, os voluntários preencheram um questionário sobre a sua saúde mental, tendo repetido a mesma ação no final da experiência. Os resultados foram verdadeiramente surpreendentes.

Após a experiência de mindfulness, os participantes que usaram a app reduziram a depressão em 19,2%, melhoraram o seu bem-estar em 6,9% e viram a sua ansiedade diminuir em 12,6%, isto em comparação com os resultados obtidos pelo grupo de controlo.

As atitudes em relação à sua própria saúde melhoraram positivamente, assim como as intenções comportamentais de cuidarem de si mesmos.

Todos os efeitos positivos da prática diária de atenção plena foram mantidos após 30 dias, com os participantes do grupo a mostrarem melhorias significativas no seu bem-estar, depressão, ansiedade e até na qualidade do sono.

Este estudo, cujo artigo científico foi publicado no British Journal of Health Psychology, foi um dos primeiros a provar que os benefícios de bem-estar e saúde mental do mindfulness podem ser uma consequência das mudanças de estilo de vida que a prática incentiva.

“A investigação prova que mesmo práticas curtas e diárias de mindfulness podem oferecer vários benefícios. É uma ferramenta simples, mas poderosa, para melhorar a saúde mental”, concluiu a psicóloga Masha Remskar, da Universidade de Bath.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.