Depois da demissão, a calma. Mercados reagem de forma positiva à saída de Liz Truss

Tolga Akmen/EPA

Liz Truss à saída de Downing Street

Investidores pretendem um novo primeiro-ministro mais experiente do ponto de vista económico, com as atenções a virarem-se para Rishi Sunak.

Era um anúncio há muito esperado, tendo em conta o caos em que a política britânica está mergulhada. Liz Truss apresentou a demissão ao início desta tarde, depois de uns tumultuosos 45 dias como primeira-ministra marcados, sobretudo, pelas fortes críticas ao pacote de cortes fiscais – o mesmo que foi uma das suas bandeira de campanha.

Curiosamente, os mesmos mercados que rejeitaram veemente  as medidas propostas por Truss, foram os mesmos que viram com bons olhos a sua saída, apesar de toda a turbulência que se vive numa das maiores economias europeias. De acordo com os últimos dados, os principais índices acionistas e a libra estão a negociar em alta, ao mesmo tempo que os juros da dívida caíram.

Na sessão desta quinta-feira, a libra valorizou quase 1% face ao dólar, na casa dos 1,13, e acabando por se fixar nos 1,12 dólares. No que respeita aos juros da dívida britânica a dez anos, caíram para a casa dos 3,86%, longe, por isso, dos 4%, valor que tinha sido ultrapassado por diversas vezes nas últimas semanas, antes de subirem novamente para 3,9%.

Numa altura em que o sucessor de Truss já é discutido, os mercados parecem já ter decidido a sua preferência. Entre o regresso de Boris Johnson, possibilidade que ganha cada vez mais força, ou a eleição de Rishi Sunak, antigo ministro das Finanças e derrotado por Liz Truss na luta pelo cargo do primeiro-ministro, o segundo reúne claramente mais apoios.

“Os  investidores estão a celebrar a demissão de Truss e o potencial de um líder mais experiente do ponto de vista económico e mais amigo dos mercados“, explicou um analista, citado pela Reuters.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.