Denúncia tirou Manu do Benfica: “Não dá para entender”

(dr) Emanuel Ferreira

Manu (Flamengo)

Jovem brasileiro chegou a jogar pelo clube da Luz, mas nunca em competições oficiais. Vai assinar contrato…com o Flamengo.

Emanuel Ferreira (Manu) está em Portugal, poderia ser jogador do Benfica mas as regras da FIFA não deixam. O jovem vai regressar ao seu país Natal e assinar contrato com o Flamengo, curiosamente a equipa anterior do treinador do Benfica, Jorge Jesus.

Manu tem apenas 14 anos e viajou para a Europa há quatro anos, em 2017, quando deixou o Grémio. Fez testes no Barcelona e passou. Não ficou na famosa La Masia porque o Grémio apresentou à FIFA uma denúncia de aliciamento.

Deixou Espanha, veio para Portugal, começou a treinar no Benfica e chegou a jogar pelo clube encarnado. Mas nunca em encontros oficiais – porque a FIFA não permite. Ainda vive em Portugal com a família mas vai regressar ao Brasil no início de abril e assinará o seu primeiro contrato de formação com o Flamengo, em princípio para integrar os sub-15.

As regras da FIFA

O organismo que orienta o futebol internacional avisou em 2009, no Regulamento do Estatuto e Transferências de Jogadores, que as transferências internacionais de menores estão proibidas. Um menor não pode deixar o seu país natal para assinar contrato com um clube estrangeiro; pode estar no clube mas nunca participará em jogos oficiais.

Caso o jovem seja refugiado ou esteja a viver no país estrangeiro há pelo menos cinco anos, pode ser inscrito oficialmente.

Não era a situação de Manu, em Portugal. O Benfica, além de ter contado com o brasileiro em jogos particulares, tentou (duas vezes) legalizar o futebolista na Federação Portuguesa de Futebol; mas a insistência do Grémio e o possível de cenário de um castigo severo afastaram Manu do Seixal. Pelo menos, para já.

Próxima paragem: Flamengo

O clube do Rio de Janeiro esteve sempre atento à situação de Manu e acolheu o jogador em 2019. A paragem da atividade desportiva no Brasil originou um regresso a Portugal, para treinar sozinho ao longo do último ano, mas agora Manu vai voltar ao Ninho do Urubu e deverá assinar contrato profissional em 2022, quando completar 16 anos.

“Estou muito ansioso com esse regresso. Voltar a treinar, a jogar, a competir… Depois de um ano e meio parado, vou voltar a fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol. Treinar sozinho não é a mesma coisa. Estou muito feliz por jogar no Flamengo“, assegurou o adolescente, ao Globo Esporte.

José Ferreira, pai de Manu, ficou frustrado ao perceber que o seu filho não iria representar oficialmente um clube europeu: “A frustração nestes cinco anos foi a questão da inscrição que não foi possível por causa da notificação de um clube brasileiro. Um menor que vá para Europa por motivos futebolísticos não pode ser inscrito. Não dá para entender, mas é a lei e nós cumprimos”.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …