Denúncia tirou Manu do Benfica: “Não dá para entender”

(dr) Emanuel Ferreira

Manu (Flamengo)

Jovem brasileiro chegou a jogar pelo clube da Luz, mas nunca em competições oficiais. Vai assinar contrato…com o Flamengo.

Emanuel Ferreira (Manu) está em Portugal, poderia ser jogador do Benfica mas as regras da FIFA não deixam. O jovem vai regressar ao seu país Natal e assinar contrato com o Flamengo, curiosamente a equipa anterior do treinador do Benfica, Jorge Jesus.

Manu tem apenas 14 anos e viajou para a Europa há quatro anos, em 2017, quando deixou o Grémio. Fez testes no Barcelona e passou. Não ficou na famosa La Masia porque o Grémio apresentou à FIFA uma denúncia de aliciamento.

Deixou Espanha, veio para Portugal, começou a treinar no Benfica e chegou a jogar pelo clube encarnado. Mas nunca em encontros oficiais – porque a FIFA não permite. Ainda vive em Portugal com a família mas vai regressar ao Brasil no início de abril e assinará o seu primeiro contrato de formação com o Flamengo, em princípio para integrar os sub-15.

As regras da FIFA

O organismo que orienta o futebol internacional avisou em 2009, no Regulamento do Estatuto e Transferências de Jogadores, que as transferências internacionais de menores estão proibidas. Um menor não pode deixar o seu país natal para assinar contrato com um clube estrangeiro; pode estar no clube mas nunca participará em jogos oficiais.

Caso o jovem seja refugiado ou esteja a viver no país estrangeiro há pelo menos cinco anos, pode ser inscrito oficialmente.

Não era a situação de Manu, em Portugal. O Benfica, além de ter contado com o brasileiro em jogos particulares, tentou (duas vezes) legalizar o futebolista na Federação Portuguesa de Futebol; mas a insistência do Grémio e o possível de cenário de um castigo severo afastaram Manu do Seixal. Pelo menos, para já.

Próxima paragem: Flamengo

O clube do Rio de Janeiro esteve sempre atento à situação de Manu e acolheu o jogador em 2019. A paragem da atividade desportiva no Brasil originou um regresso a Portugal, para treinar sozinho ao longo do último ano, mas agora Manu vai voltar ao Ninho do Urubu e deverá assinar contrato profissional em 2022, quando completar 16 anos.

“Estou muito ansioso com esse regresso. Voltar a treinar, a jogar, a competir… Depois de um ano e meio parado, vou voltar a fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol. Treinar sozinho não é a mesma coisa. Estou muito feliz por jogar no Flamengo“, assegurou o adolescente, ao Globo Esporte.

José Ferreira, pai de Manu, ficou frustrado ao perceber que o seu filho não iria representar oficialmente um clube europeu: “A frustração nestes cinco anos foi a questão da inscrição que não foi possível por causa da notificação de um clube brasileiro. Um menor que vá para Europa por motivos futebolísticos não pode ser inscrito. Não dá para entender, mas é a lei e nós cumprimos”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …