Os Denisovanos tinham dedos mais parecidos com os nossos do que se pensava

(dr) Thilo Parg / Wikimedia

Um novo estudo revela que os dedos dos Denisovanos eram muito mais semelhantes aos dos humanos modernos do que o esperado.

Em 2008, a falange encontrada na Caverna de Denisova, na Sibéria, revelou ao mundo uma nova espécie humana (batizada dois anos depois de “Hominídeo de Denisova”).

Segundo a Nature, um novo estudo descreve a ponta do dedo, que foi separado do resto do osso após ter sido encontrado há onze anos. Uma reconstrução digital do osso completo da falange, revela que os dedos dos Denisovanos eram muito mais semelhantes aos dos humanos modernos do que o esperado.

A equipa de investigadores, liderada pela paleogeneticista Eva-Maria Geigl, do Institute Jacques Monod, em Paris, sequenciou ADN do fragmento que faltava para mostrar que correspondia com o resto do osso e usou fotografias para reunir as duas peças digitalmente. O estudo foi agora publicado na revista Science Advances.

Uma vez reconstruída pela modelagem computacional, a semelhança entre a forma desta falange e da nossa é surpreendente, porque se acredita que os Neandertais e os Denisovanos (que viveram juntos nesta caverna) estão mais intimamente relacionados entre si do que com qualquer outra pessoa dos dias modernos, escreve ainda o IFLScience.

O genoma nucleico extraído deste dedo posiciona os Denisovanos como uma ramificação dos Neandertais há 410 mil anos, com os dois muito mais próximos um do outro do que qualquer um era para nós.

Consequentemente, os arqueólogos previram que a anatomia denisovana se pareceria com a dos Neandertais. Porém, dentes denisovanos já estudados mostram parecenças com espécies humanas muito mais antigas, como o Homo erectus.

No entanto, se os dedos denisovanos se parecem com os nossos, outras partes também podem ser semelhantes, mudando o que deveríamos procurar e levantando a questão de quão perto de nós essas pessoas realmente estavam.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …