Deixar um bebé a chorar não faz mal nenhum (até ajuda a adormecer)

Bebé a chorar

A hora de dormir é um grande dilema para os pais de bebés com dificuldades em adormecer mas um novo estudo vem dar uma ajuda com dois métodos eficazes para um sono mais rápido.

O chamado método Ferber – que consiste em deixar os bebés chorarem até adormecerem – é muito difícil de aplicar para os pais e estudos passados concluíram que pode ser stressante para as crianças.

Mas uma nova pesquisa, realizada por investigadores australianos, apurou que é uma forma mais rápida de adormecer os bebés e sem causar danos emocionais, nem comportamentais.

Conclusões apuradas depois de uma pesquisa efectuada com 43 bebés com dificuldades em adormecerem, com idades entre os seis e os 16 meses, e que foram sujeitos a duas técnicas para promover o sono.

Um dos métodos é a tal prática de deixar as crianças a chorar, sem as ir confortar, por períodos de tempo cada vez maiores, até caírem no sono.

A outra técnica consiste em deitar as crianças mais tarde de uma forma gradual, na tentativa de que estejam mais sonolentas e adormeçam mais facilmente.

Os investigadores, liderados pelo professor Michael Gradisar, director da Clínica de Sono da Criança e do Adolescente da Universidade Flinders, na Austrália, constataram que deixar as crianças a chorar as leva a adormecer 13 minutos mais depressa e que deitá-las mais tarde as faz adormecer 10 minutos mais cedo, em comparação com outros métodos utilizados pelos pais, nomeadamente embalarem os bebés no colo.

No estudo publicado no jornal científico Pediatrics, notam-se os “benefícios significativos para o sono” deste método Ferber, sublinhando-se que “não transmite nenhuma resposta adversa de stress ou efeitos de longo termo na relação pais-criança ou nas emoções e comportamento da criança”.

Estas conclusões vão no sentido contrário de um estudo anterior que associou o método Ferber com elevados níveis da chamada hormona do stress – cortisol – nas crianças sujeitas a este processo.

A nova pesquisa não detectou quaisquer níveis anómalos desta hormona, nem registou quaisquer outros problemas nas crianças analisadas, doze meses depois do estudo.

À luz destes dados, a universidade aconselha que os pais tentem primeiro a técnica de deitar os filhos gradualmente mais tarde e que só depois, se esta não resultar, comecem o método Ferber em dias em que não tenham planos para a manhã seguinte.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …