Deixar um bebé a chorar não faz mal nenhum (até ajuda a adormecer)

Bebé a chorar

A hora de dormir é um grande dilema para os pais de bebés com dificuldades em adormecer mas um novo estudo vem dar uma ajuda com dois métodos eficazes para um sono mais rápido.

O chamado método Ferber – que consiste em deixar os bebés chorarem até adormecerem – é muito difícil de aplicar para os pais e estudos passados concluíram que pode ser stressante para as crianças.

Mas uma nova pesquisa, realizada por investigadores australianos, apurou que é uma forma mais rápida de adormecer os bebés e sem causar danos emocionais, nem comportamentais.

Conclusões apuradas depois de uma pesquisa efectuada com 43 bebés com dificuldades em adormecerem, com idades entre os seis e os 16 meses, e que foram sujeitos a duas técnicas para promover o sono.

Um dos métodos é a tal prática de deixar as crianças a chorar, sem as ir confortar, por períodos de tempo cada vez maiores, até caírem no sono.

A outra técnica consiste em deitar as crianças mais tarde de uma forma gradual, na tentativa de que estejam mais sonolentas e adormeçam mais facilmente.

Os investigadores, liderados pelo professor Michael Gradisar, director da Clínica de Sono da Criança e do Adolescente da Universidade Flinders, na Austrália, constataram que deixar as crianças a chorar as leva a adormecer 13 minutos mais depressa e que deitá-las mais tarde as faz adormecer 10 minutos mais cedo, em comparação com outros métodos utilizados pelos pais, nomeadamente embalarem os bebés no colo.

No estudo publicado no jornal científico Pediatrics, notam-se os “benefícios significativos para o sono” deste método Ferber, sublinhando-se que “não transmite nenhuma resposta adversa de stress ou efeitos de longo termo na relação pais-criança ou nas emoções e comportamento da criança”.

Estas conclusões vão no sentido contrário de um estudo anterior que associou o método Ferber com elevados níveis da chamada hormona do stress – cortisol – nas crianças sujeitas a este processo.

A nova pesquisa não detectou quaisquer níveis anómalos desta hormona, nem registou quaisquer outros problemas nas crianças analisadas, doze meses depois do estudo.

À luz destes dados, a universidade aconselha que os pais tentem primeiro a técnica de deitar os filhos gradualmente mais tarde e que só depois, se esta não resultar, comecem o método Ferber em dias em que não tenham planos para a manhã seguinte.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …