Deixar um bebé a chorar não faz mal nenhum (até ajuda a adormecer)

Bebé a chorar

A hora de dormir é um grande dilema para os pais de bebés com dificuldades em adormecer mas um novo estudo vem dar uma ajuda com dois métodos eficazes para um sono mais rápido.

O chamado método Ferber – que consiste em deixar os bebés chorarem até adormecerem – é muito difícil de aplicar para os pais e estudos passados concluíram que pode ser stressante para as crianças.

Mas uma nova pesquisa, realizada por investigadores australianos, apurou que é uma forma mais rápida de adormecer os bebés e sem causar danos emocionais, nem comportamentais.

Conclusões apuradas depois de uma pesquisa efectuada com 43 bebés com dificuldades em adormecerem, com idades entre os seis e os 16 meses, e que foram sujeitos a duas técnicas para promover o sono.

Um dos métodos é a tal prática de deixar as crianças a chorar, sem as ir confortar, por períodos de tempo cada vez maiores, até caírem no sono.

A outra técnica consiste em deitar as crianças mais tarde de uma forma gradual, na tentativa de que estejam mais sonolentas e adormeçam mais facilmente.

Os investigadores, liderados pelo professor Michael Gradisar, director da Clínica de Sono da Criança e do Adolescente da Universidade Flinders, na Austrália, constataram que deixar as crianças a chorar as leva a adormecer 13 minutos mais depressa e que deitá-las mais tarde as faz adormecer 10 minutos mais cedo, em comparação com outros métodos utilizados pelos pais, nomeadamente embalarem os bebés no colo.

No estudo publicado no jornal científico Pediatrics, notam-se os “benefícios significativos para o sono” deste método Ferber, sublinhando-se que “não transmite nenhuma resposta adversa de stress ou efeitos de longo termo na relação pais-criança ou nas emoções e comportamento da criança”.

Estas conclusões vão no sentido contrário de um estudo anterior que associou o método Ferber com elevados níveis da chamada hormona do stress – cortisol – nas crianças sujeitas a este processo.

A nova pesquisa não detectou quaisquer níveis anómalos desta hormona, nem registou quaisquer outros problemas nas crianças analisadas, doze meses depois do estudo.

À luz destes dados, a universidade aconselha que os pais tentem primeiro a técnica de deitar os filhos gradualmente mais tarde e que só depois, se esta não resultar, comecem o método Ferber em dias em que não tenham planos para a manhã seguinte.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …

Quem andar de montanha russa no Japão não pode gritar (nem bater palmas)

A Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão divulgou um novo guia de recomendações, numa altura em que o país começa a reabrir face à redução do número de novos casos de …

Jackson Martínez admite terminar carreira no final da época

O futebolista colombiano admitiu, numa entrevista a uma rádio colombiana, que está a pensar pôr um ponto final na carreira no final desta temporada. "Não descarto retirar-me, mas por agora estou focado em terminar a época. …

Na Rússia, os médicos na linha da frente não são aplaudidos das janelas. Enfrentam desconfiança e hostilidade

Em muitos países, os profissionais de saúde na linha da frente do combate ao novo coronavírus são apreciados e até aplaudidos das janelas. No entanto, na Rússia, a história é diferente. De acordo com a …