Uma mulher ia deitar fora o quadro pendurado na sua cozinha. Afinal, valia 25 milhões

Picryl

Cristo Zombado de Cimabue

A pintura é uma das 15 raras obras conhecidas do mestre florentino Cimabue. Esteve durante anos pendurada por cima do fogão numa casa em França.

É uma daquelas descobertas que todos nós gostaríamos de fazer no meio de todas as tralhas que temos em casa. Durante anos, uma idosa francesa teve pendurada sobre o seu fogão uma pintura rara com 700 anos de Cimabue, um influente mestre florentino, avaliada em vários milhões de euros.

A mulher, na casa dos 90 anos, achava que o quadro se tratava de um ícone russo sem valor e quase o deitou fora. No entanto, a leiloeira Philomène Wolf reconheceu a obra “Cristo Zombado” durante o despejo da casa e salvou-a de acabar no lixo e no esquecimento.

A pintura foi vendida em leilão por 24 milhões de euros em 2019 a um casal de bilionários chilenos. No entanto, o Governo do Presidente Macron interveio, recusando uma licença de exportação e declarando a obra um tesouro nacional.

Esta intervenção do Governo francês permitiu ao Museu do Louvre, em Paris, adquirir a pintura. Laurence des Cars, presidente do Louvre, expressou “grande alegria” com esta aquisição, observando a importância da pintura como um marco na história da arte.

O Louvre chegou recentemente a um acordo com os proprietários, embora o preço de compra e a identidade do vendedor permaneçam não divulgados. A pintura, datada de 1280 e considerada uma das apenas cerca de 15 obras conhecidas de Cimabue, será exibida em 2025, escreve o The Times.

A descoberta e subsequente compra de “Cristo Zombado” fazem parte de um esforço mais amplo do Louvre para adquirir obras históricas significativas. Recentemente, o museu lançou um apelo para angariar fundos para comprar outra obra-prima, “O Cesto de Morangos Silvestres”, de Jean Siméon Chardin, um mestre francês do século XVIII.

Esta pintura, exibida pela primeira vez em 1761 e anteriormente numa coleção privada, foi vendida por 24,3 milhões de euros num leilão em Paris. A aquisição do Louvre foi significativamente auxiliada pela LVMH, o grupo de bens de luxo criado pelo bilionário francês Bernard Arnault, que contribuiu com dois terços do montante necessário. Os fundos adicionais foram fornecidos pela Sociedade dos Amigos do Louvre e um benfeitor anónimo.

O Louvre procura agora apoio do público para cobrir os restantes 8 milhões de euros para a pintura de Chardin, com o objetivo de angariar 1,3 milhões de euros através do seu apelo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.