Decifrado código genético da infame tsé-tsé, a mosca do sono

omeuceu / Flickr

A infame mosca tsé-tsé provoca a doença do sono

A infame mosca tsé-tsé provoca a doença do sono

Investigadores anunciaram esta quinta-feira ter decifrado o código genético da mosca tsé-tsé, uma esperança para a luta contra a doença do sono e contra um dos mais devastadores parasitas dos animais da África subsaariana.

“Descodificar o ADN da mosca tsé-tsé é um grande avanço científico”, disse Kostas Bourtzis, membro de uma divisão conjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA).

Foram necessários mais de dez anos de pesquisas para se chegar à descoberta que “abre a porta a um controlo mais eficaz” da tripanossomíase (doença parasitária), o que constitui uma boa nova para os milhões de agricultores e criadores de gado da África subsaariana, disse.

Apenas existente no continente africano, a mosca tsé-tsé é um portador de tripanossomíase que pode afectar seres humanos e bovinos. Nos seres humanos provoca a doença do sono, que pode ser fatal se não for tratada. No gado bovino provoca uma doença, também muitas vezes fatal, que afecta três milhões de animais por ano.

Até agora não foi descoberta uma vacina, nem para animais nem para humanos, já que o parasita consegue contornar o sistema imunitário dos mamíferos, de acordo com os cientistas. A forma de controlar a população de moscas baseia-se apenas nos pesticidas e na disseminação de machos esterilizados.

“A detecção e o tratamento da tripanossomíase é actualmente cara, difícil e perigosa para os animais, já que muitas vezes envolve drogas tóxicas”, disse Kostas Bourtzis num comunicado.

A sequenciação do genoma permitirá aos investigadores, acrescentou, estudar melhor os genes e as suas funções, um conhecimento que “vai acelerar a investigação sobre os métodos de controlo da mosca tsé-tsé e ajudar os cientistas a desenvolver novas estratégias para reduzir a utilização de medicamentos e pesticidas caros”.

A divisão FAO/AIEA sobre técnicas nucleares na Agricultura e Alimentação apoia actualmente 14 países africanos a controlar as populações de mosca tsé-tsé. O insecto já foi erradicado de Zanzibar (Tanzânia) e também foram feitos progressos na Etiópia e no Senegal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …