/

Dê um descanso ao telemóvel e será mais feliz

Chapendra / Flickr

-

Não está a ser produtivo no trabalho ou nos estudos? Cientistas mostram que o culpado pode estar a dividir a cama consigo. 

Usar o telemóvel minutos antes de adormecer pode prejudicar a produtividade diária das pessoas, alerta um estudo realizado por várias entidades norte-americanas, incluindo a Universidade da Florida, a Universidade do Estado de Michigan e a Universidade de Washington.

A “fadiga do smartphone“, de acordo com os cientistas, é causada pela noites mal-dormidas pelo uso excessivo do telemóvel, e pode comprometer toda a produtividade do dia seguinte.

Entre os principais “alvos”, estão as pessoas que ficam até tarde à noite a responder a mensagens ou e-mails de trabalho, por exemplo. Isso faz com que não consigam “desligar” a mente do trabalho durante o que deveria ser um “momento de descanso”.

Desligue o telemóvel

Um estudo realizado pela professora Leslie Perlow, da Escola de Negócios de Harvard, publicado no livro “Sleeping With Your Smartphone”, concluiu que os profissionais que conseguiram não usar o seus telemóveis durante algum tempo, mostraram-se mais produtivos e animados com o trabalho no dia seguinte.

Os cientistas dizem que qualquer aparelho electrónico é prejudicial ao sono, se for usado antes de dormir. No entanto, o destaque vai para os smartphones, porque estão sempre por perto e são bastante acessíveis.

Então, uma dica simples: para ter amanhã um dia produtivo, logo à noite dê um descanso ao seu smartphone.

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.