De brinquedo à realidade: veja o maior avião do Mundo movido a elásticos levantar voo

Canal do Youtube ‘Think Flight’ propôs-se a construir o maior avião movido a elásticos do Mundo. Após sete meses de dedicação, a proeza foi alcançada.

Certamente já todos nós brincámos com aviões de papel e até com alguns movidos a elásticos. Para fazer este último, basta ter um pau de gelado, algum papel, fio e um elástico de borracha.

O que se calhar nunca pensou foi que iria ver esses brinquedos assumir uma forma ‘real’, voando pelo céu aberto. No entanto, a equipa do canal de aviação do Youtube ‘Think Flight’ pensou — e tentou fazer aquele que alega ser o maior avião movido a elásticos do Mundo.

A tecnologia por detrás da propulsão elástica dos aviões não será assim tão disparatada quanto parece. Os irmãos Wright, a quem cabe o crédito da invenção do avião moderno, foram alegadamente inspirados pelo método.

Wikimedia Commons

O primeiro voo bem sucedido do Wright Flyer, dos irmãos Wright (1903)

Com borracha de pesca submarina para a banda elástica gigante, hélices impressas em 3D, carbono, espuma e fibra de vidro, a equipa construiu uma aeronave com uma envergadura de cinco metros e conseguiu, após sete meses de tentativas, registar um voo — curiosamente, com praticamente a mesma duração registada pelos irmãos Wright em 1903.

Há oito meses atrás, um outro youtuber tinha já alcançado a proeza. No entanto, a sua ‘invenção’ de tamanho real era consideravelmente mais pequena do que a da ‘Think Flight’. Todavia, este pequeno avião, mais ágil, registou voos melhores.

A proeza do canal de aviação dá asas à imaginação: será que o próximo passo é navegar num barco de papel? Mas na verdade, isso também já foi feito, em 2015, por engenheiros ingleses, como pode verificar no vídeo abaixo.

 

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.