Ainda não foi desta: o reforço mais caro do FC Porto não joga desde Outubro. Porquê?

(dr) FC Porto

David Carmo no FC Porto

David Carmo custou 20 milhões de euros ao campeão nacional, mas o defesa ex-SC Braga foi “encostado” por Sérgio Conceição.

Estávamos em Julho de 2022 quando foi confirmada a transferência de David Carmo, que deixou o Sporting de Braga rumo ao FC Porto.

Um recorde na história do clube portista: 20 milhões de euros, o reforço mais caro de sempre, igualando os números de Óliver Torres e Imbula.

E foi mesmo a transferência mais cara de sempre entre clubes portugueses, num negócio que pode atingir 22.5 milhões de euros, consoante alguns objectivos.

Um desses objectivos será, como habitualmente, jogar um determinado número de partidas oficiais – mas esse objectivo está longe.

David Carmo até começou esta temporada na equipa B do FC Porto, logo na jornada inaugural da II Liga. Jogou os 90 minutos.

Saltou uma semana depois para a equipa principal. Depois de três jogos sem sair do banco, assumiu a titularidade no início de Setembro e cumpriu 13 jogos consecutivos, sempre como titular.

Até que chegou o jogo com o Santa Clara – e aqui surge a resposta à pergunta do título deste artigo: “Porquê?”.

O FC Porto empatou (1-1) nos Açores. Boateng empatou a sete minutos do fim, num pontapé de canto; David Carmo não estava propriamente junto ao adversário mas pareceu meio perdido, desorientado, enquanto a bola veio pelo ar. Aliás, o próprio jogador ficou logo desanimado quando a bola entrou na baliza de Diogo Costa.

E esta jogada surgiu apenas de três dias depois de o mesmo David Carmo ter cometido uma grande penalidade dispensável em Brugge, na Liga dos Campeões.

A partir daí (29 Outubro), nunca mais jogou. Nem na Taça da Liga. E muitas vezes nem é convocado.

Na noite passada, o FC Porto venceu em Viseu o Académico por 1-0, nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Cláudio Ramos, Zaidu, André Franco (marcou o golo), Bernardo Folha, Danny Namaso e Toni Martínez foram titulares – David Carmo nem foi convocado. Ainda não foi desta.

São mais de 100 dias sem jogar, lembra o Diário de Notícias. Marcano e Pepe têm sido os patrões da defesa, com Fábio Cardoso como terceira opção.

O jovem – que chegou a ser apontado à selecção nacional algumas semanas antes do Mundial 2022 – continua à espera do regresso à equipa. Mas está confiante e não pediu para mudar de clube, em Janeiro.

O jornal A Bola acrescenta que a equipa técnica do FC Porto tem realizado trabalho específico com o jogador, para corrigir alguns aspectos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.