“O tempo está a esgotar-se”. David Attenborough prevê colapso da civilização

Se os governos nada fizerem, a civilização e o mundo natural estão em risco de colapsar. O alerta foi feito pelo naturalista britânico, David Attenborough, durante a Cimeira do Clima que decorreu na Polónia na segunda-feira.

“Neste momento, estamos a assistir a um desastre global, feito pelo homem, e que é a maior ameaça que enfrentámos em milhares de anos: as alterações climáticas”, disse o britânico de 92 anos. “Se não fizermos nada, o colapso da nossa civilização e de boa parte do mundo natural está no horizonte.”

David Attenborough, apresentador e narrador de programas sobre a vida selvagem da BBC, foi escolhido para representar a voz das pessoas do mundo na 24ª Cimeira da ONU para o Clima (COP24). Um dos principais objetivos da conferência é encontrar formas de aplicar o Acordo de Paris, celebrado em 2015.

A forma encontrada pelas Nações Unidas para dar voz aos anónimos foi, dias antes do arranque da conferência, pedir a pessoas de todo o mundo que enviassem as suas mensagens para que estas pudessem ser apresentadas aos cerca de 200 representantes de governo reunidos na Polónia.

Foi através de uma montagem, segundo o Observador, que a plateia assistiu às mensagens vindas de todos os cantos do planeta. “Não vêm o que se passa à vossa volta?”, pergunta uma jovem. “Já estamos a ver o impacto das alterações climáticas na China”, diz outra. “Isto costumava ser a minha casa”, diz outra, apontando para ruínas queimadas pelo fogo.

Nesta montagem são também apontados números: 95% dos inquiridos dizem já ter vivenciado de alguma forma as alterações climáticas, enquanto dois terços concluem que esta é a maior ameaça que o mundo enfrenta.

“As pessoas do mundo falaram: o tempo está a esgotar-se. Elas querem que vocês, os tomadores de decisão, ajam agora. Líderes do mundo, vocês têm de liderar. A continuação da civilização e do mundo natural, do qual nós dependemos, está nas vossas mãos”, concluiu Attenbrough na sua apresentação.

A COP24 decorre até dia 14 de dezembro em Katovice. As novas tecnologias favoráveis ao clima, a população como líder da mudança e o papel da floresta são os temas centrais que a Polónia quer ver discutidos na reunião mundial do clima que começou no domingo.

ZAP ZAP // Live Science

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • O aumento de temperatura não tem nada a ver com o CO2, mas é cíclico, sempre aconteceu e acontecerá, mas os humanos são manipuláveis com demasiada facilidade e o Trump irá mudar o Mundo(para melhor), mas está tudo contra ele, porque será?
      O que irá haver nos próximos anos será um arrefecimento global e bastante acentuado, mas é claro que será causado pelo CO2.

  1. Provocadas pelo homem ou não, são as grandes corporações que têm de fazer alguma coisa concreta, não é andarem a inventar maneiras de sugar ainda mais dinheiro das pessoas e ficar tudo na mesma, quando é a ganância deles que anda a destruir o mundo.

    Querem fazer realmente algo pelo Planeta? FIM AO PETRÓLEO JÁ! Fabriquem apenas carros elétricos e ofereçam bons incentivos para as pessoas trocarem de veículos, e que paguem muito menos impostos.
    Mas como eles só pensam em dinheiro, vemos como andam as coisas…

  2. anda tudo à caça às bruxas!
    o carro paga a maior factura quando não é ele o maior culpado.
    porque nunca se fala da poluição provocada pelo tráfego aerio? pelo tráfego marítimo? pela produção de energia eléctrica (e sim a maioria dela é de origem fóssil e podem ler na vossa factura isso mesmo)? dos equipamento de refrigeração e AC com gases frigoríficos que quando libertados são autenticas bombas de CO2?
    atacam o carro por ser um lobby mais fraco e porque dá a falsa ideia a todos nós de que se usarmos eléctrico o mundo será mais verde. vai ajudar mas será pouco!
    leiam sobre a poluição nos países emergentes que até nos visitam para investir e ai percebemos que o carro é o bode expiatório para não resolver as questões de fundo que são as verdadeiras causadoras da poluição.

      • Concordo plenamente com vocês 2…. E isto não é assim tão difícil de saber… Porque ninguém viu aqui em Portugal as torres gémeas a cair mas acreditamos, porque alguém escreveu sobre isso, alias vários escreveram.

        Por isso para saber alguma informação que ninguém diz nada… elas existem, estão “ocultas”, mas é possível saber, se pesquisar e tentar saber sobre. (Atenção, que estão ocultas para muita gente mas também esta disponível para quem quer saber.)

        Por isso, no meu entender, a informação está na ponta de vários clicks, não vivemos no meio do mato, e muitos desses vivem la e tem smartphones, por isso…

        Por isso a pergunta será: Porque será que “eu” não sei disso???!

        Um aparte para quem entende… Tudo se resume em: “Combustíveis fosseis…!”. Guerras, guerras, guerras, poluição poluição poluição…

        Não é porque separas o lixo reciclável que mesmo TODO mundo fizesse isso, isto nunca iria mudar. Talvez não estivesse Tao mal, mas não iria mudar. Não é por 10 anos a fazer isso que isto muda!

        Tinha de ser um corte RADICAL COMPLETAMENTE! UM corte COMPLETO, por exemplo: CORTE COMPLETO PETRÓLEO E DERIVADOS 100%. Isto é um em muitos!

        Por isso eu pergunto a todos que lerem isto: SERIAS CAPAZ DE VIVER SEM ISSO TUDO, PARA NOSSO PLANETA SOBREVIVER???

        Eu falo por mim: seria muito difícil, muito muito muito difícil. Mas, isto é necessário para nossa continuação. Todos nós temos capacidade de sacrifício! Será que o fazias pela razão certa?

        SE ÉS PAI OU MÃE: “Se tivesses que sacrificar a tua vida para o(s) teu(s) filhos e geração sobreviver…. farias?

        Se sim? “Se tivesses de sacrificar TUDO, MENOS nenhuma vida humana, incluindo tu, família amigos (TODA HUMANIDADE), sabendo que talvez o Planeta Terra não seja habitável em 100 anos, FARIAS??????

        Talvez nossos sacrifícios(os que faríamos sem pensar) não sejam tão importantes… porque com a: “Se tivesses de sacrificar TUDO, MENOS nenhuma vida humana, incluindo tu, família amigos…” , talvez não precisasses de mais nenhum dos vãos sacrifícios…!!!

        Desculpem!!!!

  3. Eu vivenciei alteracoes climáticas. Já estive debaixo de chuva e já estive debaixo de sol.
    Entretanto a biomassa verde nunca foi tão grande como agora devido à atmosfera com mais CO2 permitir plantas mais saudáveis. Óptimo para a natureza

  4. Acabar com a poluição, deixar de cortar e destruir por incêndio as árvores do nosso planeta que esta a ficar cada vez mais seco, ter a consciência que os plásticos devem ser separados mas convenientemente destruídos em vez de abandonados em qualquer lado até chegar ao mar. Que toda a gente seja ensinada a não destruir desde a infância !….Com tanta seca, também não haverá chuva, animais, plantas… Adeus Humanidade !

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …