“O tempo está a esgotar-se”. David Attenborough prevê colapso da civilização

Se os governos nada fizerem, a civilização e o mundo natural estão em risco de colapsar. O alerta foi feito pelo naturalista britânico, David Attenborough, durante a Cimeira do Clima que decorreu na Polónia na segunda-feira.

“Neste momento, estamos a assistir a um desastre global, feito pelo homem, e que é a maior ameaça que enfrentámos em milhares de anos: as alterações climáticas”, disse o britânico de 92 anos. “Se não fizermos nada, o colapso da nossa civilização e de boa parte do mundo natural está no horizonte.”

David Attenborough, apresentador e narrador de programas sobre a vida selvagem da BBC, foi escolhido para representar a voz das pessoas do mundo na 24ª Cimeira da ONU para o Clima (COP24). Um dos principais objetivos da conferência é encontrar formas de aplicar o Acordo de Paris, celebrado em 2015.

A forma encontrada pelas Nações Unidas para dar voz aos anónimos foi, dias antes do arranque da conferência, pedir a pessoas de todo o mundo que enviassem as suas mensagens para que estas pudessem ser apresentadas aos cerca de 200 representantes de governo reunidos na Polónia.

Foi através de uma montagem, segundo o Observador, que a plateia assistiu às mensagens vindas de todos os cantos do planeta. “Não vêm o que se passa à vossa volta?”, pergunta uma jovem. “Já estamos a ver o impacto das alterações climáticas na China”, diz outra. “Isto costumava ser a minha casa”, diz outra, apontando para ruínas queimadas pelo fogo.

Nesta montagem são também apontados números: 95% dos inquiridos dizem já ter vivenciado de alguma forma as alterações climáticas, enquanto dois terços concluem que esta é a maior ameaça que o mundo enfrenta.

“As pessoas do mundo falaram: o tempo está a esgotar-se. Elas querem que vocês, os tomadores de decisão, ajam agora. Líderes do mundo, vocês têm de liderar. A continuação da civilização e do mundo natural, do qual nós dependemos, está nas vossas mãos”, concluiu Attenbrough na sua apresentação.

A COP24 decorre até dia 14 de dezembro em Katovice. As novas tecnologias favoráveis ao clima, a população como líder da mudança e o papel da floresta são os temas centrais que a Polónia quer ver discutidos na reunião mundial do clima que começou no domingo.

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • O aumento de temperatura não tem nada a ver com o CO2, mas é cíclico, sempre aconteceu e acontecerá, mas os humanos são manipuláveis com demasiada facilidade e o Trump irá mudar o Mundo(para melhor), mas está tudo contra ele, porque será?
      O que irá haver nos próximos anos será um arrefecimento global e bastante acentuado, mas é claro que será causado pelo CO2.

  1. Provocadas pelo homem ou não, são as grandes corporações que têm de fazer alguma coisa concreta, não é andarem a inventar maneiras de sugar ainda mais dinheiro das pessoas e ficar tudo na mesma, quando é a ganância deles que anda a destruir o mundo.

    Querem fazer realmente algo pelo Planeta? FIM AO PETRÓLEO JÁ! Fabriquem apenas carros elétricos e ofereçam bons incentivos para as pessoas trocarem de veículos, e que paguem muito menos impostos.
    Mas como eles só pensam em dinheiro, vemos como andam as coisas…

  2. anda tudo à caça às bruxas!
    o carro paga a maior factura quando não é ele o maior culpado.
    porque nunca se fala da poluição provocada pelo tráfego aerio? pelo tráfego marítimo? pela produção de energia eléctrica (e sim a maioria dela é de origem fóssil e podem ler na vossa factura isso mesmo)? dos equipamento de refrigeração e AC com gases frigoríficos que quando libertados são autenticas bombas de CO2?
    atacam o carro por ser um lobby mais fraco e porque dá a falsa ideia a todos nós de que se usarmos eléctrico o mundo será mais verde. vai ajudar mas será pouco!
    leiam sobre a poluição nos países emergentes que até nos visitam para investir e ai percebemos que o carro é o bode expiatório para não resolver as questões de fundo que são as verdadeiras causadoras da poluição.

      • Concordo plenamente com vocês 2…. E isto não é assim tão difícil de saber… Porque ninguém viu aqui em Portugal as torres gémeas a cair mas acreditamos, porque alguém escreveu sobre isso, alias vários escreveram.

        Por isso para saber alguma informação que ninguém diz nada… elas existem, estão “ocultas”, mas é possível saber, se pesquisar e tentar saber sobre. (Atenção, que estão ocultas para muita gente mas também esta disponível para quem quer saber.)

        Por isso, no meu entender, a informação está na ponta de vários clicks, não vivemos no meio do mato, e muitos desses vivem la e tem smartphones, por isso…

        Por isso a pergunta será: Porque será que “eu” não sei disso???!

        Um aparte para quem entende… Tudo se resume em: “Combustíveis fosseis…!”. Guerras, guerras, guerras, poluição poluição poluição…

        Não é porque separas o lixo reciclável que mesmo TODO mundo fizesse isso, isto nunca iria mudar. Talvez não estivesse Tao mal, mas não iria mudar. Não é por 10 anos a fazer isso que isto muda!

        Tinha de ser um corte RADICAL COMPLETAMENTE! UM corte COMPLETO, por exemplo: CORTE COMPLETO PETRÓLEO E DERIVADOS 100%. Isto é um em muitos!

        Por isso eu pergunto a todos que lerem isto: SERIAS CAPAZ DE VIVER SEM ISSO TUDO, PARA NOSSO PLANETA SOBREVIVER???

        Eu falo por mim: seria muito difícil, muito muito muito difícil. Mas, isto é necessário para nossa continuação. Todos nós temos capacidade de sacrifício! Será que o fazias pela razão certa?

        SE ÉS PAI OU MÃE: “Se tivesses que sacrificar a tua vida para o(s) teu(s) filhos e geração sobreviver…. farias?

        Se sim? “Se tivesses de sacrificar TUDO, MENOS nenhuma vida humana, incluindo tu, família amigos (TODA HUMANIDADE), sabendo que talvez o Planeta Terra não seja habitável em 100 anos, FARIAS??????

        Talvez nossos sacrifícios(os que faríamos sem pensar) não sejam tão importantes… porque com a: “Se tivesses de sacrificar TUDO, MENOS nenhuma vida humana, incluindo tu, família amigos…” , talvez não precisasses de mais nenhum dos vãos sacrifícios…!!!

        Desculpem!!!!

  3. Eu vivenciei alteracoes climáticas. Já estive debaixo de chuva e já estive debaixo de sol.
    Entretanto a biomassa verde nunca foi tão grande como agora devido à atmosfera com mais CO2 permitir plantas mais saudáveis. Óptimo para a natureza

  4. Acabar com a poluição, deixar de cortar e destruir por incêndio as árvores do nosso planeta que esta a ficar cada vez mais seco, ter a consciência que os plásticos devem ser separados mas convenientemente destruídos em vez de abandonados em qualquer lado até chegar ao mar. Que toda a gente seja ensinada a não destruir desde a infância !….Com tanta seca, também não haverá chuva, animais, plantas… Adeus Humanidade !

RESPONDER

41 países comprometem-se com iniciativa "Clima e Qualidade do Ar"

A iniciativa "Clima e Qualidade do Ar", apresentada na véspera da Cimeira da Ação Climática, propõe alcançar até 2030 uma qualidade do ar saudável e a harmonização das políticas de luta contra as alterações …

Reino Unido. Trabalhistas querem abolir ensino privado se forem Governo

O Partido Trabalhista britânico compromete-se a abolir o ensino privado no Reino Unido caso venha a formar Governo. O plano do partido liderado por Jeremy Corbyn implica nacionalizar e integrar no sistema educativo público todas …

Rio acusa PS de se comportar como "dono disto tudo" (e diz que também tem um "Centeno")

No último debate a dois antes das legislativas de 6 outubro, os líderes do PSD e PS trocaram esta segunda-feira críticas - em tom leve e cordial -, recordando telhados de vidro de cada força …

Em decisão histórica, partidos árabes recomendam Gantz como primeiro-ministro de Israel

O Presidente de Israel, Reuven Rivlin, iniciou este domingo as suas consultas para a formação de um novo Governo. A Lista Conjunta, uma coligação que reúne os principais partidos árabes do país (Balad, Hadash, Ta’al …

Tancos. Azeredo Lopes teve "exercício perverso" de funções públicas, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP) já terá terminado a acusação do caso de Tancos, na qual sustenta que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes soube de toda a encenação, tendo ainda tentado tirar louros políticos …

Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o …

Eleições na Madeira. A noite em que quem perdeu ganhou e quem ganhou perdeu

Depois de 43 anos de poder absoluto, o PSD perdeu este domingo pela primeira vez a maioria do parlamento da Madeira. O PS, que atingiu um valor histórico na região, também reclamou louros de vitória. …

Jesus "nunca treinou um grande clube da Europa" e "nunca conquistou nada"

O treinador do Grémio, Renato Gaúcho, voltou a criticar Jorge Jesus, dizendo que o técnico português, aos 65 anos, nunca treinou um grande clube na Europa. "O Jorge Jesus ganhou 2/3 títulos portugueses. Saiu de Portugal …

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …

Mourinho confessa que mereceu ser despedido do Manchester United

Depois de ter sido despedido do Manchester United, em dezembro, Mourinho continua sem clube. Contudo, admite que mereceu ser despedido após uma série de maus resultados. Atualmente comentador desportivo na Sky Sports, José Mourinho foi questionado …