Erotismo gay tornou-se (demasiado) popular. Governo proíbe cenas abaixo do…pescoço

Danmei é protagonizado por dois homens homossexuais – mas são as mulheres heterossexuais que estão a “devorar” os livros.

Chama-se Danmei e é um género literário erótico.

Os seus enredos giram sempre à volta de dois homens homossexuais – mas são criados quase sempre por mulheres heterossexuais.

E são também as mulheres heterossexuais que estão a “devorar” estes livros, que se tornaram muito populares num país cheio de tabus.

A estação televisiva VRT destaca que, entre os 7 milhões de pessoas que utilizam o site Jinjiang para ler esses livros, 93% são mulheres. A grande maioria abaixo dos 35 anos.

Esse país, pode surpreender, é a China.

A qualidade da imaginação dos autores estará na origem deste sucesso. É uma fuga da vida cotidiana; é uma descrição bem visual de desejos que são tabus na China. São textos que fazem as jovens chinesas fugir do seu dia-a-dia.

Danmei é sobre amor entre homens. Por isso, nunca há risco de gravidez, nem pressão para casamentos.

Há, obviamente, artes mágicas, artes marciais e mundos imaginários. Mas é um género anti-literatura clássica chinesa (já lá vamos).

Um dos livros, Bênção Oficial do Céu, já não se limita às folhas de um livro. Passou a ser tão popular que a Netflix vai ter uma produção à volta dessa obra – que tem patrocínio da conhecida KFC. O sucesso já começa a chegar a outros países.

Pormenor: ninguém sabe quem escreveu esse livro.

Porque muitos escritores deste género não revelam o seu nome verdadeiro. Assinam com pseudónimos para evitar uma resposta do Governo.

É que, como seria de esperar, o Partido Comunista Chinês não gosta do Danmei. Considera que este género literário, mais do que ir contra a literatura clássica chinesa, mina os valores tradicionais. Por isso, o Governo está atrás dos escritores para prendê-los.

Por exemplo, no portal Jinjiang, não pode haver publicação de uma cena erótica que mostre algo abaixo do…pescoço.

Como sempre, há formas de escapar: quem escreve neste género, publica as suas cenas eróticas noutro site.

Mas quem não escapa pode ser alvo de castigo sério: um escritor (ou escritora) foi apanhado e condenado a mais de 10 anos de prisão.

E as leitoras são encorajados a denunciar ao Partido Comunista a existência de livros danmei.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.