Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística ‘afro-beat’, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

“Quand Cristiano Ronaldo marque le but il saute comment?”, ou “Quando Cristiano Ronaldo marca um golo como é que ele salta?“, é a frase repetida em ‘loop’ no vídeo original do músico congolês DJ Flex, e que foi publicado nas contas youtube, facebook, twitter e instagram de Niggaz With Enjaillement, um grupo francês com centenas de clips de músicas e danças ‘afro-beat’.

O “CR7 Afro-Challenge” teve mais de 435 mil visualizações no youtube e há várias pessoas a imitarem ou a criarem coreografias para responder, a dançar, como é que Ronaldo salta quando acerta na baliza.

Em Paris, no centro cultural Centquatre, por exemplo, onde dezenas de jovens ensaiam diariamente danças dos mais diversos estilos em frente aos visitantes, a Lusa encontrou um grupo de amigos que nem gosta de futebol, mas que está a preparar uma coreografia para publicar no facebook.

Paulo Novais / Lusa

Em frente à mega-instalação do português Alexandre Farto, conhecido como “Vhils”, os estudantes Lesly Jaffard, de 17 anos, Pierre Price, de 21 anos, Melinda Borelva, de 19 anos, e Taïma Speno, de 18 anos, ensaiam a coreografia, ainda que o salto final de Ronaldo seja o mais difícil de sincronizar.

O salto dele é como se voasse, como um desenho animado. E grita “Ehhhhhhhh”!”, descreveu Melinda, com Pierre a considerar que “é um estilo, uma espécie de potência enraivecida” e Leslie a acrescentar que “é o seu sinal de vitória”.

É Leslie quem orienta os movimentos da coreografia do grupo de amigos – batizado ‘Original Fam’- já que está habituada à dança ‘afro-beat’, ainda que tenha sido Pierre a ver o desafio na internet e a motivar as amigas a fazer uma dança para a música.

O que conta é mesmo o som e a dança, a letra não interessa quase nada para estes jovens, apesar do cunho humorístico da música num momento em que as atenções estão viradas para o Mundial e, particularmente, para aquele que é considerado o melhor jogador do mundo.

Ele ganhou muitas bolas de ouro, não foi? Não sigo muito o Mundial, vou ouvindo ecos dos jogos aqui e ali”, disse Taïma, apoiada por Pierre, que falou em “bom jogador”, ainda que não esteja “muito virado para o futebol” porque prefere a dança e o basquetebol.

Ainda assim, o jovem “até gostava que Portugal ganhasse por causa do Ronaldo” e não mostrou qualquer sentimento de rancor ou vingança por Portugal ter sido campeão europeu de futebol, em 2016, na final em que defrontou a França, em Paris.

“O que me interessa é mesmo o mundo da dança. Somos uma pequena trupe, ainda a crescer e escolhemos sons da moda para dançar e para nos fazer conhecer”, resumiu Pierre.

O próximo passo é terminar a coreografia, apurar o movimento final do “salto de Cristiano Ronaldo” e “partilhar o vídeo no facebook, snapchat, todas as redes sociais para ter o máximo de visualizações”, concluiu Leslie.

PARTILHAR

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …