/

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King’s College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 anos pelo instrumento.

De acordo com a agência Reuters, Dagmar Turner, de 53 anos, tocou o seu violino durante uma operação para remover um tumor do lobo frontal direito do cérebro, perto da área que controla o movimento da mão esquerda.

Para prevenir quaisquer danos relacionados com a sua habilidade com o instrumento, o professor Keyoumars Ashkan, consultor de neurocirurgia do King’s College Hospital, teve uma ideia: Os médicos ficariam responsáveis por mapear o seu cérebro, abrindo de seguida o crânio e a britânica tocaria o instrumento enquanto removiam o tumor.

Enquantos os cirurgiões faziam o seu trabalho, Turner tocou músicas dos compositores Gustav Mahler e George Gershwin e até do cantor espanhol Julio Iglesias.

“Esta foi a primeira vez que tive um paciente a tocar um instrumento. Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeitas de atividade agressiva, mantendo a função completa na sua mão esquerda”, disse Ashkan, citado pela Reuters.

Turner, por sua vez, agradeceu à equipa médica. “O violino é a minha paixão. Toco desde os 10 anos de idade. A ideia de perder a capacidade de tocar partiu-me o coração”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.