Está a acabar: 7 curiosidades sobre Star Trek

Leonard Nimoy como Spock, na saga Star Trek

Em semana de último episódio de Star Trek: Strange New Worlds S2, fica um artigo com indicações diferentes sobre este nome mítico.

Falar de Star Trek ou falar de ficção científica é quase a mesma coisa, para muitos aficionados.

A primeira série televisiva começou em 1966 e, 57 anos depois, ainda estamos a mencionar esse nome.

Entretanto já foram criadas outras séries, filmes, romances, livros de banda desenhada, jogos de computador, manuais técnicos…

É um dos maiores sucessos de sempre nos ecrãs e na cultura pop, no geral.

Nesta semana, na próxima sexta-feira, fecha uma temporada de Star Trek: Strange New Worlds S2.

Aproveita do esse contexto, a SkyShowtime deixou ao ZAP sete curiosidades sobre Star Trek que, provavelmente, a maioria dos leitores não sabia

Nichelle Nichols, a Tenente Uhura de Star Trek, foi escolhida pela NASA para liderar uma campanha para atrair mulheres e minorias para o corpo de astronautas. Foi graças a essa campanha que apareceu a astronauta Mae Jemison, a primeira mulher afro-americana a viajar no Espaço.

Michael Dorn, que interpreta Klingon Worf, é o recordista de aparições: participou em… 280 episódios.

O primeiro vaivém espacial da NASA chamava-se originalmente Constitution; até que foi lançada outra campanha de cartas de fãs que resultou numa alteração do nome para Enterprise.

O gesto da mão vulcana que significa “Vida longa e próspera” tornou-se um emoji padrão utilizado em qualquer telemóvel. O gesto foi criado pelo actor Leonard Nimoy e baseia-se num gesto feito por rabinos judeus.

Star Trek saiu da ficção científica para influenciar a ciência e a tecnologia do mundo real – no desenvolvimento da tecnologia moderna e da exploração espacial, nos telemóveis, computadores, tablets, dispositivos médicos…

Os fãs de Star Trek organizaram as primeiras convenções de fãs em 1972. Nesse ano, milhares de pessoas reuniram-se num hotel de Nova Iorque para verem os seus heróis em pessoa. Ainda hoje há convenções entre fãs Star Trek.

Por fim, claro, a Klingon. A língua fictícia mais famosa do planeta, provavelmente. Que sim, surgiu em Star Trek. Foi criada e desenvolvida pelo linguista Marc Okrand e tornou-se numa língua totalmente desenvolvida com o seu próprio vocabulário, gramática e sintaxe. Até o Hamlet foi traduzido para Klingon.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.