Cura para a asma pode chegar em 5 anos

Cientistas afirmam ter descoberto a causa biológica da asma, abrindo caminho para uma cura para a doença dentro dos próximos cinco anos.

No estudo, publicado na revista Science Translation Medicine, cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, em colaboração com uma equipa do King’s College London, em Inglaterra, e da Mayo Clinic, nos EUA, descrevem ter encontrado uma proteína nas vias respiratórias que, acreditam, despoleta os ataques de asma. Até agora, desconhecia-se que este gene – um recetor sensível ao cálcio (CaSR) – estivesse presente nos tecidos das vias respiratórias.

O CaSR poderá ser desativado com recurso a um conjunto de substâncias denominado calcilíticos, facilmente acessíveis a baixo custo, desenvolvidos inicialmente para o tratamento da osteoporose, revertendo assim o estreitamentos das vias respiratórias, os espasmos e a inflamação dos pulmões – sintomas que contribuem para as dificuldades respiratórias.

Daniela Riccardi, investigadora da Universidade de Cardiff, afirma que “pela primeira vez encontramos uma ligação entre a inflamação das vias respiratórias, que pode ser causada por fatores ambientais – como alergias ou fumo do tabaco e dos carros – e os espasmos das vias respiratórias que acontecem na asma alérgica.

“O nosso artigo mostra como estes gatilhos libertam químicos que ativam a CaSR no tecido das vias respiratórias e levam aos sintomas de asma, como os espasmos, a inflamação e o estreitamento das vias respiratórias”, afirma a investigadora. “Ao usar os calcilíticos – nebulizados diretamente para os pulmões – mostramos que é possível desativar a CaSR e prevenir todos estes sintomas”, descreve.

A asma afeta 300 milhões de pessoas por todo o mundo e desconhecia-se até agora as suas causas naturais, apesar de haver alguns grupos de risco, como as pessoas que sofreram de bronquite na infância, crianças expostas ao fumo e bebés prematuros.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …