Cura para a asma pode chegar em 5 anos

Cientistas afirmam ter descoberto a causa biológica da asma, abrindo caminho para uma cura para a doença dentro dos próximos cinco anos.

No estudo, publicado na revista Science Translation Medicine, cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, em colaboração com uma equipa do King’s College London, em Inglaterra, e da Mayo Clinic, nos EUA, descrevem ter encontrado uma proteína nas vias respiratórias que, acreditam, despoleta os ataques de asma. Até agora, desconhecia-se que este gene – um recetor sensível ao cálcio (CaSR) – estivesse presente nos tecidos das vias respiratórias.

O CaSR poderá ser desativado com recurso a um conjunto de substâncias denominado calcilíticos, facilmente acessíveis a baixo custo, desenvolvidos inicialmente para o tratamento da osteoporose, revertendo assim o estreitamentos das vias respiratórias, os espasmos e a inflamação dos pulmões – sintomas que contribuem para as dificuldades respiratórias.

Daniela Riccardi, investigadora da Universidade de Cardiff, afirma que “pela primeira vez encontramos uma ligação entre a inflamação das vias respiratórias, que pode ser causada por fatores ambientais – como alergias ou fumo do tabaco e dos carros – e os espasmos das vias respiratórias que acontecem na asma alérgica.

“O nosso artigo mostra como estes gatilhos libertam químicos que ativam a CaSR no tecido das vias respiratórias e levam aos sintomas de asma, como os espasmos, a inflamação e o estreitamento das vias respiratórias”, afirma a investigadora. “Ao usar os calcilíticos – nebulizados diretamente para os pulmões – mostramos que é possível desativar a CaSR e prevenir todos estes sintomas”, descreve.

A asma afeta 300 milhões de pessoas por todo o mundo e desconhecia-se até agora as suas causas naturais, apesar de haver alguns grupos de risco, como as pessoas que sofreram de bronquite na infância, crianças expostas ao fumo e bebés prematuros.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …