/

Cumbre Vieja expele blocos de lava do tamanho de edifícios de três andares

Carlos de Saa / EPA

Vulcão, La Palma

Erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias.

Blocos de lava derretida do tamanho de edifícios de três andares deslizaram pela encosta do Cumbre Vieja, em La Palma. Os fluxos de lava já terão destruído 1.186 construções na ilha.

O flanco norte do vulcão que entrou em erupção em 19 de setembro em La Palma desabou este sábado ao início da noite, de acordo com o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

O Involcan publicou nas redes sociais imagens do colapso, que ocorreu no mesmo dia em que a face norte do cone de erupção do novo vulcão em La Palma entrou em colapso.

Este colapso parcial da face norte do cone do novo vulcão levou à emissão de fluxos de lava em várias direções, uma das quais causou preocupação ao deslocar uma grande massa de lava.

Este domingo, blocos de lava derretida do tamanho de edifícios de três andares deslizaram pela encosta, enquanto uma série de tremores fizeram-se sentir. O Instituto Nacional Geográfico registou 214 sismos na zona afetada pela reativação do vulcão, em apenas 48 horas, 19 dos quais sentidos pela população.

“Foi uma noite dura”, reconheceu Miguel Ángel Morcuende, porta-voz do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias, citado pelo Jornal de Notícias.

O desabamento do flanco norte soltou uma gigantesca massa de lava a 1240 graus Celsius, a uma velocidade de 700 metros por hora, escreve a agência Reuters.

“O colapso do flanco norte do vulcão Cumbre Vieja causou o lançamento de grandes blocos de material e o surgimento de novos fluxos que percorrem áreas já evacuadas”, escreveu o Departamento de Segurança Nacional da Espanha, no Twitter.

Os fluxos de lava estendem-se por mais de 497 hectares e já terão destruído 1.186 construções na ilha. Cerca de 6.000 pessoas foram evacuadas das suas casas em La Palma, que tem cerca de 83.000 habitantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.