Diversão não tem de ser sinónimo de preocupação. Ficam aqui 11 conselhos – o último pode ser surpreendente.
Cuidar dos ouvidos é algo que deve ser feito durante todo o ano. Mas o Verão traz perigos extra.
Para não ficar incluído na lista de 700 milhões de pessoas que devem ter perda auditiva incapacitante em 2050 (estimativa da Organização Mundial de Saúde), é melhor ter cautela.
A Widex – Especialistas em Audição deixou, em comunicado enviado ao ZAP, 10 dicas sobre este contexto.
Os ouvidos não devem ficar molhados depois do banho ou mergulho. A parte externa deve ficar bem limpa e seca por causa dos fungos e das bactérias causadas pela acumulação de água parada no canal auditivo.
Cotonetes? Não. A cera é uma camada protetora o cotonete pode prejudicar o funcionamento natural do ouvido.
Tampões? Sim. Esses protetores de ouvidos impedem a entrada da água.
Caso a água entre mesmo no ouvido, é melhor agir logo; a água não deve ficar parada no local, pode causar uma infeção. Incline lateralmente a cabeça e sacuda com calma, permitindo que o líquido possa escorrer.
Protetor solar: cuidado para não entrar no canal auditivo.
Evite molhar o seu aparelho auditivo. Use um desumidificador para retirar a humidade e suor acumulados. Se ficar molhado, desligue logo o aparelho, tire a bateria, deixe a secar tudo e use um desumidificador para eliminar o excesso de água.
Um mergulho “louco” pode causar danos irreversíveis devido ao repentino aumento de pressão nos seus ouvidos. Se sentir água no canal auditivo, deve deitar-se de lado durante algum tempo.
Evitar virar-se de lado para quebrar as ondas do mar, pois o impacto destas pode originar uma perfuração da membrana do tímpano.
Águas paradas ou sujas? Não. O mais provável é que tenham mais bactérias e aumentem o risco de infeções nos ouvidos.
Em festas ou festivais de Verão, já se sabe: cuidado com a exposição prolongada a volumes altos. É melhor, ou ter protetores, ou ficar longe das colunas, e descansar os ouvidos do ruído por 10 minutos a cada hora.
E ainda um extra, retirado do Travel+Leisure: não dormir durante a descolagem e a aterragem numa viagem de avião. A pressão do ar muda rapidamente dentro da cabine e os nossos tímpanos têm dificuldade em acompanhá-la. Pode causar dor ou sensação de entupimento no ouvido. Também pode causar perda auditiva ligeira ou audição abafada.