/

Cuidadores informais recebem, em média, 310 euros por mês

As pessoas que detêm o Estatuto do Cuidador Informal e que residem nos 30 concelhos-piloto estão a receber, em média, 310 euros por mês.

O Ministério da Segurança Social revelou ao Jornal de Notícias que as 976 pessoas que detêm o Estatuto do Cuidador Informal (ECI) e que residem nos 30 concelhos-piloto recebem, em média, um apoio no valor de 310,30 euros por mês.

“Há famílias a receber 300 euros, mas há outras a receber 200 euros. É um valor baixo, porque há muitas famílias que estão a viver só de complementos”, disse ao diário a vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI), Maria dos Anjos Catapirra.

O subsídio tem um valor máximo de 438,81 euros e será alargado ao resto do país. Matosinhos, Penafiel, Amadora e Portimão são os concelhos onde foram apresentados mais pedidos durante o período de um ano em que vigorou o projeto.

Nos 30 concelhos abrangidos pelo projeto-piloto, os cuidadores têm direito ao reconhecimento do estatuto e a um apoio financeiro pelos cuidados prestados. O JN esclarece que os cuidadores que recebam pensões de velhice não se podem candidatar.

“Há um leque muito grande de pessoas que não está a ser contemplado e a larga maioria são idosos“, disse Maria dos Anjos Catapirra.

Até 31 de maio, o Ministério da Segurança Social atribuiu o estatuto a 3562 pessoas, das quais 976 nos 30 concelhos-piloto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.