Cuba considera “injustificada” a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

Alejandro Ernesto / EPA

Embaixada dos EUA em Havana, Cuba

O Governo de Cuba considerou “injustificada” a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de “atividades que comprometem a segurança nacional”.

O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira “injustificada” a expulsão de dois dos seus diplomatas nas Nações Unidas, acusados pelos Estados Unidos de “atividades que comprometem a segurança nacional”.

“Considero categoricamente injustificada a expulsão de dois funcionários da missão permanente de Cuba nas Nações Unidas e o aperto das restrições de movimentos aos diplomatas e suas famílias”, escreveu Bruno Rodriguez, ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, no Twitter.

O chefe da diplomacia cubana considera uma “calúnia vulgar” a imputação de que executaram atos incompatíveis com o seu estatuto diplomático. “Tem como objetivo provocar uma escalada diplomática que leva ao encerramento de embaixadas, reforce ainda mais o bloqueio e criar tensões entre os dois países”, acrescentou.

Os Estados Unidos anunciaram esta quinta-feira a expulsão de dois diplomatas cubanos na ONU, acusados pelos Estados Unidos de “atividades que comprometem a segurança nacional”.

Os dois diplomatas da delegação cubana nas Nações Unidas ficam agora impedidos de deixar o bairro de Manhattan, no centro de Nova Iorque, onde se encontra a sede da organização, disse Morgan Ortagus, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, também no Twitter.

As identidades dos diplomatas e os seus cargos não foram revelados, nem foi esclarecido o tipo de ameaça que representam. A expulsão acontece no momento em que decorre uma sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (entre 17 e 30 de setembro).

O Governo norte-americano tem aumentado a pressão sobre Cuba, nos últimos meses, implementando novas sanções contra o regime cubano como represália pelo apoio ao Governo venezuelano do Presidente eleito, Nicolas Maduro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …