Cromossoma humano sequenciado completamente pela primeira vez

Uma equipa de cientistas determinou a sequência completa do cromossoma X humano. Esta é a primeira vez que um cromossoma humano é sequenciado na sua totalidade.

A Ciência está cada vez mais perto de conhecer a totalidade do genoma humano e deu, esta semana, mais um grande passo nesse sentido. Uma equipa de investigadores sequenciou a totalidade do cromossoma X, cobrindo mais de três milhões de pares de bases que nunca tinham sido mapeados anteriormente.

“Essas sequências ricas em repetição já foram consideradas intratáveis, mas agora fizemos progressos na tecnologia de sequenciamento. Com o sequenciamento de nanoporos, obtemos leituras ultra longas de centenas de milhares de pares de bases que podem abranger uma região de repetição inteira, ultrapassando alguns dos desafios”, explicou a autora principal do artigo, Karen Miga, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz.



“Estamos a começar a descobrir que algumas dessas regiões onde houve lacunas na sequência de referência estão realmente entre as mais ricas em variações nas populações humanas, por isso temos perdido muitas informações que podem ser importantes para entender a biologia e doenças humanas”, acrescentou, citada pelo Tech Explorist.

Nos seres humanos, o cromossoma X é um dos cromossomas determinantes do sexo. Geralmente, um zigoto que recebe dois cromossomas X é biologicamente feminino, enquanto um cromossoma X e Y resulta num macho.

A equipa de investigadores não sequenciou um cromossoma X de uma célula humana normal, salienta o New Atlas. A equipa estudou um tipo especial de célula que contém dois cromossomas idênticos, parte de um genoma modelo chamado CHM13.

Para conseguir sequenciar a totalidade do cromossoma, os cientistas recorreram a novas técnicas, nomeadamente o sequenciamento de nanoporos, mencionado por Karen Miga. Com esta técnica, os investigadores conseguiram preencher uma enorme lacuna que compreendia cerca de 3,1 milhões de pares de bases de ADN repetitivo.

Os resultados do estudo foram publicados esta terça-feira na conceituada revista científica Nature. Restam ainda 23 outros cromossomas e o Projeto Genoma Humano, iniciado em 1990, planeia mapear todos eles até o final de 2020.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Stephen Hawking tinha razão, segundo ele uma civilização divide-se em três estágios, sendo que o último seria em que essa mesma civilização, atingiria um nível de conhecimento tal, que levaria à sua autodestruição e consequentemente ao fim dessa própria espécie. Já estamos nesse terceiro estágio, é só verificar como se encontra o mundo e a própria Humanidade atualmente.

RESPONDER

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …