Cristóvão Colombo tinha razão. Os aborígenes canibais já estavam nas Caraíbas em 1492

Prang Educational Co., 1893. 40802Y U.S. Copyright Office

Ilustração da chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492.

Cientistas do Museu de História Natural da Florida, nos Estados Unidos, acreditam que os nativos da região das caraíbas – que são considerados canibais – já estavam na região em 1492, quando Cristóvão Colombo chegou à América.

A investigação dos cientistas, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Scientific Reports, vai ao encontro dos relatos dos descobridor.

“Passei anos a tentar provar que Colombo estava errado quando ele estava certo: havia aborígenes no norte das Caraíbas quando [Cristóvão Colombo] lá chegou”, afirmou William Keegan, curador de Arqueologia das Caraíbas no Museu de História Natural da Florida e co-autor do estudo agora publicado, citado em comunicado.

Os cientistas descobriram agora que esta tribo invadiu o norte das Caraíbas por volta de 800 d.C, centenas de anos antes do que se imaginava até então. A equipa concluiu que os primeiros colonos das Caraíbas vieram da Península de Yucatã, no México, e migraram para Cuba e América Central Insular.

Ou seja, estes aborígenes já habitavam a região quando os colonizadores espanhóis chegaram no final do século XV, tal como alegou Cristóvão Colombo.

Durante muito tempo, vários arqueólogos defenderam que não havia nenhuma evidência de que estes aborígenes tivessem ido mais a norte de Guadalupe. Agora, os cientistas do museu da Flória analisaram crânios dos primeiros habitantes das Caraíbas e descobriram que entre eles havia membros da tribo indígena.

Cristóvão Colombo defende que os pacíficos arawak, que também habitavam a região, foram aterrorizados pelos “invasores” das Caraíbas, que eram canibais e sequestravam mulheres. “Vi alguns deles que tinham feridas e marcas nos seus corpos e fiz sinais a perguntar o que eram (…) Eles mostraram-me como é que pessoas de outras ilhas próximas chegaram lá e tentaram apanhá-las”, escreveu o descobridor num dos relatos em que conta a sua aventura na América, citado pelo portal Newsweek. “Acreditava e acredito que vêm aqui para fazê-los cativos”, escreveu.

“Vamos ter que reinterpretar tudo o que pensávamos que sabíamos”, rematou Keegan, citado na mesma nota de imprensa.

O mesmo estudo investigou ainda uma rota de migração destes aborígenes da América do Sul para as Caraíbas até agora desconhecida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …