Cristóvão Colombo tinha razão. Os aborígenes canibais já estavam nas Caraíbas em 1492

Prang Educational Co., 1893. 40802Y U.S. Copyright Office

Ilustração da chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492.

Cientistas do Museu de História Natural da Florida, nos Estados Unidos, acreditam que os nativos da região das caraíbas – que são considerados canibais – já estavam na região em 1492, quando Cristóvão Colombo chegou à América.

A investigação dos cientistas, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Scientific Reports, vai ao encontro dos relatos dos descobridor.

“Passei anos a tentar provar que Colombo estava errado quando ele estava certo: havia aborígenes no norte das Caraíbas quando [Cristóvão Colombo] lá chegou”, afirmou William Keegan, curador de Arqueologia das Caraíbas no Museu de História Natural da Florida e co-autor do estudo agora publicado, citado em comunicado.

Os cientistas descobriram agora que esta tribo invadiu o norte das Caraíbas por volta de 800 d.C, centenas de anos antes do que se imaginava até então. A equipa concluiu que os primeiros colonos das Caraíbas vieram da Península de Yucatã, no México, e migraram para Cuba e América Central Insular.

Ou seja, estes aborígenes já habitavam a região quando os colonizadores espanhóis chegaram no final do século XV, tal como alegou Cristóvão Colombo.

Durante muito tempo, vários arqueólogos defenderam que não havia nenhuma evidência de que estes aborígenes tivessem ido mais a norte de Guadalupe. Agora, os cientistas do museu da Flória analisaram crânios dos primeiros habitantes das Caraíbas e descobriram que entre eles havia membros da tribo indígena.

Cristóvão Colombo defende que os pacíficos arawak, que também habitavam a região, foram aterrorizados pelos “invasores” das Caraíbas, que eram canibais e sequestravam mulheres. “Vi alguns deles que tinham feridas e marcas nos seus corpos e fiz sinais a perguntar o que eram (…) Eles mostraram-me como é que pessoas de outras ilhas próximas chegaram lá e tentaram apanhá-las”, escreveu o descobridor num dos relatos em que conta a sua aventura na América, citado pelo portal Newsweek. “Acreditava e acredito que vêm aqui para fazê-los cativos”, escreveu.

“Vamos ter que reinterpretar tudo o que pensávamos que sabíamos”, rematou Keegan, citado na mesma nota de imprensa.

O mesmo estudo investigou ainda uma rota de migração destes aborígenes da América do Sul para as Caraíbas até agora desconhecida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …