/

Cristóvão Colombo tinha razão. Os aborígenes canibais já estavam nas Caraíbas em 1492

Prang Educational Co., 1893. 40802Y U.S. Copyright Office

Ilustração da chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492.

Cientistas do Museu de História Natural da Florida, nos Estados Unidos, acreditam que os nativos da região das caraíbas – que são considerados canibais – já estavam na região em 1492, quando Cristóvão Colombo chegou à América.

A investigação dos cientistas, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Scientific Reports, vai ao encontro dos relatos dos descobridor.

“Passei anos a tentar provar que Colombo estava errado quando ele estava certo: havia aborígenes no norte das Caraíbas quando [Cristóvão Colombo] lá chegou”, afirmou William Keegan, curador de Arqueologia das Caraíbas no Museu de História Natural da Florida e co-autor do estudo agora publicado, citado em comunicado.

Os cientistas descobriram agora que esta tribo invadiu o norte das Caraíbas por volta de 800 d.C, centenas de anos antes do que se imaginava até então. A equipa concluiu que os primeiros colonos das Caraíbas vieram da Península de Yucatã, no México, e migraram para Cuba e América Central Insular.

Ou seja, estes aborígenes já habitavam a região quando os colonizadores espanhóis chegaram no final do século XV, tal como alegou Cristóvão Colombo.

Durante muito tempo, vários arqueólogos defenderam que não havia nenhuma evidência de que estes aborígenes tivessem ido mais a norte de Guadalupe. Agora, os cientistas do museu da Flória analisaram crânios dos primeiros habitantes das Caraíbas e descobriram que entre eles havia membros da tribo indígena.

Cristóvão Colombo defende que os pacíficos arawak, que também habitavam a região, foram aterrorizados pelos “invasores” das Caraíbas, que eram canibais e sequestravam mulheres. “Vi alguns deles que tinham feridas e marcas nos seus corpos e fiz sinais a perguntar o que eram (…) Eles mostraram-me como é que pessoas de outras ilhas próximas chegaram lá e tentaram apanhá-las”, escreveu o descobridor num dos relatos em que conta a sua aventura na América, citado pelo portal Newsweek. “Acreditava e acredito que vêm aqui para fazê-los cativos”, escreveu.

“Vamos ter que reinterpretar tudo o que pensávamos que sabíamos”, rematou Keegan, citado na mesma nota de imprensa.

O mesmo estudo investigou ainda uma rota de migração destes aborígenes da América do Sul para as Caraíbas até agora desconhecida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.