“Grande conquista”. Cientistas observam cristais do tempo a interagir pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, induziu e observou pela primeira vez a interação entre dois cristais do tempo.

Entende-se por cristal do tempo um objeto que parece ter movimento enquanto está no seu estado fundamental, o estado de mais baixa energia. A sua existência foi proposta pela primeira vez em em 2012 por Frank Wilczek, Nobel da Física em 2004.

Trata-se de um bizarro estado da matéria em que os átomos se organizam num padrão repetitivo, semelhante ao que é encontrado em metais ou rochas cristalinas.

Foram batizados de cristais do tempo do tempo porque, além de estarem organizados num padrão no espaço, estes átomos possuem também um movimento constante no tempo, tal como escreve o portal Futurism. O fenómeno só foi observado algumas vezes desde que os cristais dos tempos foram sintetizados pela primeira vez, frisa o portal Science Alert.

São elementos semelhantes aos cristais normais, mas com propriedades especiais.

Agora, uma equipa internacional de cientistas, liderada pela Universidade de Lancaster, foi um pouco mais longe, observando a interação entre dois destes cristais.

“Controlar a interação de dois cristais do tempo é uma grande conquista”, disse o autor principal do estudo, Samuli Autti, da Universidade de Lancaster. “Antes disso, ninguém tinha observado dois cristais do tempo no mesmo sistema, muito menos vê-los interagir”.

E acrescenta, citado em comunicado: “As interações controladas são o ponto número um na lista de desejos de qualquer pessoa que queira aproveitar um cristal de tempo para aplicações práticas, como o processamento de informações quânticas”.

A descoberta poderá ser diretamente utilizada nos relógios atómicos, capazes de medir o tempo com muito mais precisão do que os relógios comuns, recorrendo a mudanças minúsculas nas frequências, e foram utilizados na criação do GPS.

“Os nosso resultados demonstram que os cristais do tempo obedecem à dinâmica geral da mecânica quântica e oferecem uma base para investigar de forma mais profunda as propriedades fundamentais destas fases, abrindo caminhos para possíveis aplicações em campos de desenvolvimento, como o processamento de informação quântica“, pode ler-se no estudo, cujos resultados foram publicados na revista Nature Materials.

Para fazer esta observação, os cientistas analisaram um isótopo raro de hélio – o hélio-3 – que tem um neutrão ausente, a um décimo de de milésimo de grau do zero absoluto (-273,15 graus Celsius). A estas baixas temperaturas, o hélio foram um “superfluído”, comportando-se como um líquido com viscosidade zero. Neste estado, os cientistas criaram dois cristais do tempo e permitiram que estes interagissem, tocando-se.

ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …