Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

Stephen Spillman / EPA

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times.

Neste período, que coincidiu com o aparecimento da pandemia e o confinamento, a violência armada em Nova Iorque atingiu os valores mais elevados em 25 anos.

No mesmo período, escreve o jornal norte-americano, 14 pessoas foram assassinadas e pelo 106 foram baleadas num só fim de semana em em Chicago. Em Los Angeles, os homicídios aumentaram 250% semanalmente em junho.

De forma global, os homicídios aumentaram 21,8% em 36 cidades norte-americanas. Em simultâneo e em sentido inverso, outros tipos de crime, como os roubos ou assaltos, estão a cair nas mesmas cidades norte-americanas analisadas.

As autoridades dos Estados Unidos suspeitam que a quarentena possa ter influenciado o número de homicídios registados nos primeiros seis meses do ano.

“A primeira explicação que tenho é que as pessoas estiveram fechadas durante a quarentena e [acredito] que a falta de serviços sociais [possa também ter influenciado esta sotuação]”, disse disse Phillip Atiba Goff, CEO do Center for Policing Equity, ao NYT.

“Tudo isto são coisas que esperamos que levem a taxas mais altas de violência (…) Mas isto é apenas especulação”, disse o mesmo responsável.

A quarentena está também associada ao aumento da violência doméstica. Vários abrigos nos Estados Unidos enfrentam um aumento dramático no número de chamadas que recebem com pedidos de ajuda à medida que lutam também contra a pandemia.

“Os homicídios ocorrem, por norma, entre pessoas que se conhecem“, disse por sua vez Jennifer Doleac, professora associada de economia e diretor do Justice Tech Lab no Texas A&M, admitindo que a quarentena pode ter influenciado estes números.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …