Criatura do Mar Vermelho regenera todos os órgãos (até quando cortada em três)

(dr) Tel Aviv University

Polycarpa mytiligera

O mundo animal esconde inúmeras surpresas. A mais recente incide sobre uma espécie de animal que é capaz de regenerar todo o seu corpo, mesmo quando dividida em três partes.

A capacidade de regenerar órgãos é comum no reino animal, mas não sistemas corporais inteiros. Recentemente, uma equipa de cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que uma criatura do Mar Vermelho consegue regenerar todos os seus órgãos, mesmo que seja cortada em três pedaços.

“É uma descoberta incrível, já que se trata de um animal que pertence ao filo Chordata, animais com cordão dorsal, que também inclui humanos”, explicou a professora e líder da investigação Noa Shenkar, da Escola de Zoologia da universidade israelita, citada pelo Europa Press.

“Encontramos um cordado que regenera todos os seus órgãos, mesmo que seja separado em três partes, e cada uma delas sabe exatamente como restaurar o funcionamento de todos os seus sistemas corporais ausentes num curto período de tempo”, completou.

A criatura em questão é um tipo de Ascídia, chamado Polycarpa mytiligera, muito comum nos recifes de coral do Golfo de Eilat. São animais muito simples, com duas aberturas: uma entrada e uma saída.

As Ascídias são conhecidas pela sua capacidade regenerativa, mas esta característica era observada principalmente em espécies que se reproduzem de forma assexuada. Neste caso, os animais dividem-se em dois, sendo que cada metade regenera o pedaço que falta, resultando em dois indivíduos.

A Polycarpa mytiligera realiza reprodução sexuada e o seu nível de regeneração é algo nunca visto. Estudos anteriores mostraram que esta espécie é capaz de regenerar o seu sistema digestivo e os seus pontos de entrada e saída em poucos dias.

Numa experiência laboratorial, os cientistas dissecaram algumas Ascídias em duas partes e observaram que estas criaturas foram capazes de “repor as secções removidas sem nenhum problema”, avançou o investigador Tal Gordon.

Numa experiência posterior, a equipa dissecou várias dezenas de Ascídias em três fragmentos, deixando uma parte do corpo sem um centro nervoso, coração e parte do sistema digestivo.

Ao contrário do que se esperava, todas as partes sobreviveram à dissecação por conta própria e todos os órgãos foram regenerados em cada uma das três secções. “Em vez de uma Ascídia, eram agora três”, rematou o especialista.

As impressionantes descobertas científicas foram recentemente publicadas na Frontiers in Cell and Developmental Biology.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …