Crianças votam e vão ajudar população sem-abrigo de Lisboa

CentroApoioSemAbrigo / Facebook

-

O projeto de remodelação da Casa de Abrigo de Apoio da Calçada das Lages, em Lisboa, destinado a apoiar população sem-abrigo, foi o mais votado do Orçamento Participativo (OP) Escolar, anunciou o município lisboeta.

Na quarta edição do OP Escolar, o projeto vencedor foi idealizado pela escola EB 2, 3 Patrício Prazeres, da capital, desvendou esta quarta-feira a vereadora Graça Fonseca durante a cerimónia de entrega do prémio, na Câmara de Lisboa.

Após ter sido anunciada a vitória do projeto da escola EB 2, 3 Patrício Prazeres, o aluno Rivaldo Spencer, a frequentar o 8º ano, disse à agência Lusa como surgiu a ideia: “Pensámos remodelar a casa de abrigo porque existem muitos sem-abrigo na rua”.

Para que seja possível a concretização do projeto de remodelação da Casa de Abrigo de Apoio da Calçada das Lages, o município de Lisboa disponibiliza “uma verba de 50 mil euros, à semelhança do ano passado”, referiu a autarca.

Com pelouro na educação, a autarca afirmou que o OP Escolar pretende incutir nos alunos “valores para a participação cívica na sociedade”. Para a vereadora, “é curioso que não são projetos egoístas, mas sim destinados à comunidade. Os alunos têm noção da comunidade que os envolve e das suas necessidades”.

No que diz respeito à concretização dos projetos vencedores nos anos anteriores, uma aluna do primeiro ciclo testemunhou a implementação de equipamentos no recreio da escola que frequenta, a EB Quinta dos Frades, projeto vencedor da segunda edição.

“Antes tínhamos uma caixa de areia, poucas árvores e só podíamos jogar à macaca. Agora temos baloiços e teias de aranha, é mais divertido”, disse a aluna.

Questionada sobre a situação dos projetos vencedores dos anos anteriores, a vereadora Graça Fonseca referiu que “grande parte deles já estão executados”.

Orçamento Participativo Escolar

Ao contrário do que aconteceu o ano passado, em que o projeto vencedor foi eleito por um júri, este ano foram os próprios alunos chamados a votar.

A votação, que se realizou no passado dia 20 de maio, em todas as cinco escolas participantes no OP Escolar’14, permitiu aos alunos exercerem o direito de voto entre os oito projetos a concurso.

Segundo Graça Fonseca, 1.307 alunos votaram “de forma participada e mediante o preenchimento do respectivo boletim de voto, colocado posteriormente em urna”.

O ato de voto é “uma ferramenta poderosa”, sendo necessário “cuidar da democracia para que não se tenha que fazer outra Revolução de Abril”, defendeu a autarca, relembrando que se celebra este ano os 40 anos do 25 de Abril.

“Daqui a uns anos, quando exercerem o vosso direto de voto, a partir dos 18 anos, a escolha depende de vocês”, dirigiu-se aos alunos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …