Durante a Lua cheia as crianças são menos activas e têm maior pressão arterial

O ciclo lunar parece ter efeito na saúde das crianças e nos seus níveis de actividade – dados que deixaram os cientistas desconcertados.

Há apenas algumas décadas, era ideia comum que a lua cheia tinha poderes especiais e exercia um efeito poderoso sobre certas pessoas, podendo fazê-las agir de forma estranha, ou até enlouquecê-las.

Esta crença foi há muito desmentida e considerada superstição, mas talvez seja altura de rever o assunto.

Um novo estudo científico, publicado na revista Clinical Obesity, mostra que o ciclo lunar está associado a efeitos negativos na actividade física, pressão arterial e níveis de açúcar das crianças.

“É uma descoberta misteriosa”, diz Mads Fiil Hjorth, investigador da Universidade de Copenhaga, citado pelo Science Nordic, “e não fazemos ideia da razão pela qual as crianças alteram o seu comportamento ao longo do ciclo lunar, nem porque ficam menos activas”.

“Talvez a explicação resida em factores evolucionários ancestrais, relacionados com a influência da luz do luar na nossa probabilidade de sobrevivência ou capacidade reprodutiva”, diz Hjorth.

Mads Fiil Hjorth é um dos autores do estudo, desenvolvido por uma equipa da Universidade de Copenhaga.

Durante o estudo, os cientistas recolheram amostras de sangue e dados de pressão arterial, sono e níveis de actividade de 795 crianças dos 8 aos 11 anos, durante 9 ciclos lunares.

Os resultados mostraram que nos dias mais próximos da lua cheia as crianças apresentavam uma diminuição de cerca de 8% nos seus níveis de actividade e que a sua pressão arterial aumentava em média cerca de 0.8 mmHg – um aumento de 1%.

Além disso, os níveis de açúcar nesses dias eram em média 2% superiores, e as crianças dormiam em média mais 4.1 minutos por noite durante a lua cheia.

“Apesar de durante a lua cheia haver um aumento da produção de insulina, processo biológico destinado a baixar os níveis de açúcar no sangue, estes na realidade eram superiores”, diz Hjorth.

O processo intriga os cientistas, mas a causa poderá ser a luz extra emitida pela lua durante este período.

Jan Ovesen, médico do Hospital Skørping de Copenhaga, especialista em distúrbios do sono, realça que numa noite de céu limpo durante a lua cheia há 25 vezes mais luminosidade do que numa noite nublada.

“Não sei se a luz é o factor essencial neste estudo, mas temos que o aprofundar”, diz Ovesen, “e descobrir a verdadeira natureza deste enigma”.

Principalmente, se não quisermos passar as noites de lua cheia com medo de criaturas estranhas.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …