Durante a Lua cheia as crianças são menos activas e têm maior pressão arterial

O ciclo lunar parece ter efeito na saúde das crianças e nos seus níveis de actividade – dados que deixaram os cientistas desconcertados.

Há apenas algumas décadas, era ideia comum que a lua cheia tinha poderes especiais e exercia um efeito poderoso sobre certas pessoas, podendo fazê-las agir de forma estranha, ou até enlouquecê-las.

Esta crença foi há muito desmentida e considerada superstição, mas talvez seja altura de rever o assunto.

Um novo estudo científico, publicado na revista Clinical Obesity, mostra que o ciclo lunar está associado a efeitos negativos na actividade física, pressão arterial e níveis de açúcar das crianças.

“É uma descoberta misteriosa”, diz Mads Fiil Hjorth, investigador da Universidade de Copenhaga, citado pelo Science Nordic, “e não fazemos ideia da razão pela qual as crianças alteram o seu comportamento ao longo do ciclo lunar, nem porque ficam menos activas”.

“Talvez a explicação resida em factores evolucionários ancestrais, relacionados com a influência da luz do luar na nossa probabilidade de sobrevivência ou capacidade reprodutiva”, diz Hjorth.

Mads Fiil Hjorth é um dos autores do estudo, desenvolvido por uma equipa da Universidade de Copenhaga.

Durante o estudo, os cientistas recolheram amostras de sangue e dados de pressão arterial, sono e níveis de actividade de 795 crianças dos 8 aos 11 anos, durante 9 ciclos lunares.

Os resultados mostraram que nos dias mais próximos da lua cheia as crianças apresentavam uma diminuição de cerca de 8% nos seus níveis de actividade e que a sua pressão arterial aumentava em média cerca de 0.8 mmHg – um aumento de 1%.

Além disso, os níveis de açúcar nesses dias eram em média 2% superiores, e as crianças dormiam em média mais 4.1 minutos por noite durante a lua cheia.

“Apesar de durante a lua cheia haver um aumento da produção de insulina, processo biológico destinado a baixar os níveis de açúcar no sangue, estes na realidade eram superiores”, diz Hjorth.

O processo intriga os cientistas, mas a causa poderá ser a luz extra emitida pela lua durante este período.

Jan Ovesen, médico do Hospital Skørping de Copenhaga, especialista em distúrbios do sono, realça que numa noite de céu limpo durante a lua cheia há 25 vezes mais luminosidade do que numa noite nublada.

“Não sei se a luz é o factor essencial neste estudo, mas temos que o aprofundar”, diz Ovesen, “e descobrir a verdadeira natureza deste enigma”.

Principalmente, se não quisermos passar as noites de lua cheia com medo de criaturas estranhas.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …

NATO segue Estados Unidos e anuncia retirada de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da NATO anunciou, esta quarta-feira, que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 1 de maio, prevendo a retirada total do país nos meses que se seguirão. "Tendo em conta …

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …