Durante a Lua cheia as crianças são menos activas e têm maior pressão arterial

O ciclo lunar parece ter efeito na saúde das crianças e nos seus níveis de actividade – dados que deixaram os cientistas desconcertados.

Há apenas algumas décadas, era ideia comum que a lua cheia tinha poderes especiais e exercia um efeito poderoso sobre certas pessoas, podendo fazê-las agir de forma estranha, ou até enlouquecê-las.

Esta crença foi há muito desmentida e considerada superstição, mas talvez seja altura de rever o assunto.

Um novo estudo científico, publicado na revista Clinical Obesity, mostra que o ciclo lunar está associado a efeitos negativos na actividade física, pressão arterial e níveis de açúcar das crianças.

“É uma descoberta misteriosa”, diz Mads Fiil Hjorth, investigador da Universidade de Copenhaga, citado pelo Science Nordic, “e não fazemos ideia da razão pela qual as crianças alteram o seu comportamento ao longo do ciclo lunar, nem porque ficam menos activas”.

“Talvez a explicação resida em factores evolucionários ancestrais, relacionados com a influência da luz do luar na nossa probabilidade de sobrevivência ou capacidade reprodutiva”, diz Hjorth.

Mads Fiil Hjorth é um dos autores do estudo, desenvolvido por uma equipa da Universidade de Copenhaga.

Durante o estudo, os cientistas recolheram amostras de sangue e dados de pressão arterial, sono e níveis de actividade de 795 crianças dos 8 aos 11 anos, durante 9 ciclos lunares.

Os resultados mostraram que nos dias mais próximos da lua cheia as crianças apresentavam uma diminuição de cerca de 8% nos seus níveis de actividade e que a sua pressão arterial aumentava em média cerca de 0.8 mmHg – um aumento de 1%.

Além disso, os níveis de açúcar nesses dias eram em média 2% superiores, e as crianças dormiam em média mais 4.1 minutos por noite durante a lua cheia.

“Apesar de durante a lua cheia haver um aumento da produção de insulina, processo biológico destinado a baixar os níveis de açúcar no sangue, estes na realidade eram superiores”, diz Hjorth.

O processo intriga os cientistas, mas a causa poderá ser a luz extra emitida pela lua durante este período.

Jan Ovesen, médico do Hospital Skørping de Copenhaga, especialista em distúrbios do sono, realça que numa noite de céu limpo durante a lua cheia há 25 vezes mais luminosidade do que numa noite nublada.

“Não sei se a luz é o factor essencial neste estudo, mas temos que o aprofundar”, diz Ovesen, “e descobrir a verdadeira natureza deste enigma”.

Principalmente, se não quisermos passar as noites de lua cheia com medo de criaturas estranhas.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …

Coreia do Norte pede assinatura de tratado de paz antes de nova cimeira com EUA

A imprensa norte-coreana pediu a assinatura do tratado de paz inter-coreano, numa altura em que é esperado nos Estados Unidos um alto dirigente norte-coreano, no âmbito da preparação de uma segunda cimeira bilateral. No editorial, o …