Crianças usam demasiada pasta de dentes, alerta estudo

A maioria das crianças começa a escovar os dentes numa idade avançada, não o faz com a devida frequência e usa demasiada pasta dos dentes, conclui um estudo realizado nos Estados Unidos.

Segundo o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano, os pais devem escovar os dentes dos bebés desde o aparecimento do primeiro dente. Além disso, devem também ajudar os filhos a fazer a sua higiene oral até que sejam independentes.

Gina Thorton-Evans, autora do estudo e membro da Divisão de Saúde Oral (CDC) de Atlanta, afirma que “as cáries são as doenças crónicas mais comuns nas crianças. Se não forem tratadas podem causar dor, infeções, problemas na ingestão de comida, na fala e na aprendizagem”.

A especialista acrescenta ainda que “as crianças com com problemas de saúde oral faltam mais às aulas e recebem notas mais baixas do que as que têm melhor saúde oral”.

O estudo refere que as crianças devem começar a tratar da sua higiene desde cedo. Ainda assim, a investigação realizada nos Estados Unidos alerta que a ingestão de flúor pode ser prejudicial para os dentes que ainda estão em crescimento.

Por este motivo, o organismo recomenda que as crianças não usem pastas dos dentes com flúor até aos dois anos. O estudo adianta ainda que as crianças com menos de três anos devem usar uma quantidade de pasta do tamanho de um grão de arroz e para os miúdos entre os três e os seis anos, os especialistas recomendam o tamanho de uma ervilha.

Segundo o Público, para determinar se os pais seguiam estas diretrizes, os investigadores recorreram a uma sondagem representativa, tendo recolhido respostas dos pais de mais de 5100 crianças e adolescentes.

Os investigadores do CDC descobriram que cerca de metade das crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos usavam a quantidade recomendada de pasta dos dentes, mas 38% fazia um uso excessivo, colocando o dentífrico em metade ou na totalidade da escova.

O estudo concluiu também que quase 80% das crianças dos três aos 15 anos começaram a escovar os dentes mais tarde do que o recomendado. Cerca de 61% escovavam os dentes duas vezes ao dia, e 34% escovavam apenas uma vez.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …