Crianças usam demasiada pasta de dentes, alerta estudo

A maioria das crianças começa a escovar os dentes numa idade avançada, não o faz com a devida frequência e usa demasiada pasta dos dentes, conclui um estudo realizado nos Estados Unidos.

Segundo o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano, os pais devem escovar os dentes dos bebés desde o aparecimento do primeiro dente. Além disso, devem também ajudar os filhos a fazer a sua higiene oral até que sejam independentes.

Gina Thorton-Evans, autora do estudo e membro da Divisão de Saúde Oral (CDC) de Atlanta, afirma que “as cáries são as doenças crónicas mais comuns nas crianças. Se não forem tratadas podem causar dor, infeções, problemas na ingestão de comida, na fala e na aprendizagem”.

A especialista acrescenta ainda que “as crianças com com problemas de saúde oral faltam mais às aulas e recebem notas mais baixas do que as que têm melhor saúde oral”.

O estudo refere que as crianças devem começar a tratar da sua higiene desde cedo. Ainda assim, a investigação realizada nos Estados Unidos alerta que a ingestão de flúor pode ser prejudicial para os dentes que ainda estão em crescimento.

Por este motivo, o organismo recomenda que as crianças não usem pastas dos dentes com flúor até aos dois anos. O estudo adianta ainda que as crianças com menos de três anos devem usar uma quantidade de pasta do tamanho de um grão de arroz e para os miúdos entre os três e os seis anos, os especialistas recomendam o tamanho de uma ervilha.

Segundo o Público, para determinar se os pais seguiam estas diretrizes, os investigadores recorreram a uma sondagem representativa, tendo recolhido respostas dos pais de mais de 5100 crianças e adolescentes.

Os investigadores do CDC descobriram que cerca de metade das crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos usavam a quantidade recomendada de pasta dos dentes, mas 38% fazia um uso excessivo, colocando o dentífrico em metade ou na totalidade da escova.

O estudo concluiu também que quase 80% das crianças dos três aos 15 anos começaram a escovar os dentes mais tarde do que o recomendado. Cerca de 61% escovavam os dentes duas vezes ao dia, e 34% escovavam apenas uma vez.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …