/

Crianças usam demasiada pasta de dentes, alerta estudo

A maioria das crianças começa a escovar os dentes numa idade avançada, não o faz com a devida frequência e usa demasiada pasta dos dentes, conclui um estudo realizado nos Estados Unidos.

Segundo o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano, os pais devem escovar os dentes dos bebés desde o aparecimento do primeiro dente. Além disso, devem também ajudar os filhos a fazer a sua higiene oral até que sejam independentes.

Gina Thorton-Evans, autora do estudo e membro da Divisão de Saúde Oral (CDC) de Atlanta, afirma que “as cáries são as doenças crónicas mais comuns nas crianças. Se não forem tratadas podem causar dor, infeções, problemas na ingestão de comida, na fala e na aprendizagem”.

A especialista acrescenta ainda que “as crianças com com problemas de saúde oral faltam mais às aulas e recebem notas mais baixas do que as que têm melhor saúde oral”.

O estudo refere que as crianças devem começar a tratar da sua higiene desde cedo. Ainda assim, a investigação realizada nos Estados Unidos alerta que a ingestão de flúor pode ser prejudicial para os dentes que ainda estão em crescimento.

Por este motivo, o organismo recomenda que as crianças não usem pastas dos dentes com flúor até aos dois anos. O estudo adianta ainda que as crianças com menos de três anos devem usar uma quantidade de pasta do tamanho de um grão de arroz e para os miúdos entre os três e os seis anos, os especialistas recomendam o tamanho de uma ervilha.

Segundo o Público, para determinar se os pais seguiam estas diretrizes, os investigadores recorreram a uma sondagem representativa, tendo recolhido respostas dos pais de mais de 5100 crianças e adolescentes.

Os investigadores do CDC descobriram que cerca de metade das crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos usavam a quantidade recomendada de pasta dos dentes, mas 38% fazia um uso excessivo, colocando o dentífrico em metade ou na totalidade da escova.

O estudo concluiu também que quase 80% das crianças dos três aos 15 anos começaram a escovar os dentes mais tarde do que o recomendado. Cerca de 61% escovavam os dentes duas vezes ao dia, e 34% escovavam apenas uma vez.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.