Crianças compradas vêm para Portugal: 30 euros por dia, escravas e obrigadas a engravidar

8

Redes internacionais gastam até 2 mil euros para comprar uma criança, para depois obrigá-las a diversas mudanças.

A mendicidade forçada em crianças não é uma novidade mas a globalização originou novos contornos e novas oportunidades neste assunto.

A análise é de Sebastião Sousa, inspector-chefe da Polícia Judiciária, sobre as redes internacionais comprar crianças – entre mil e 2 mil euros – para depois obrigá-las a diversas mudanças.

O Jornal de Notícias destaca que as crianças são colocadas na rua, a pedir dinheiro, e têm de conseguir um mínimo de 30 euros por dia.

Começam a pedir logo de manhã junto a supermercados, igrejas, estações de transportes públicos, feiras ou locais turísticos; e são recolhidas ao final da tarde.

Caso não consigam os 30 euros, são castigadas fisicamente, ficam sem comer e são têm que dormir fora de casa.

As crianças pedem porque os clãs (familiares, muitas vezes) perceberam que crianças e adolescentes grávidas, ou com bebés de colo, conseguem mais dinheiro do que os adultos.

Transformadas em escravas domésticas, muitas são obrigadas a casar com um membro da família e são forçadas a engravidar.

“A mendicidade forçada é uma realidade invisível. É mais complexo porque existe sempre um adulto por trás, sem escrúpulos, que explora, e torna-se menos visível. Nós consideramos que é uma realidade invisível. São crianças invisíveis que requerem a nossa atenção”, disse na rádio TSF a coordenadora do Projeto Rua do Instituto de Apoio à Criança, Matilde Sirgado.

As crianças, normalmente com alguma psicopatologia ou debilidade cognitiva e inseridas em famílias ligadas a droga ou sem-abrigo, são compradas aos pais no país de origem – essencialmente Roménia e Bulgária – mas algumas vêm para Portugal.

Em três casos chegaram 12 casos, em Portugal, ao Observatório do Tráfico de Seres Humanos – mas as autoridades nacionais acreditam que o número é muito superior.

Portugueses também aproveitam

Por cá, esta exploração também acontece. Há portugueses a serem explorados por portugueses. Mas adultos, no contexto nacional.

“As vítimas são oriundas de famílias disfuncionais, com baixa autoestima e sem qualquer rede de apoio. Há casos em que a família da vítima nem sequer participa o seu desaparecimento às autoridades policiais”, explica Sebastião Sousa.

Têm de entregar o dinheiro que recebem quando pedem na rua e, quando vão receber a reforma por invalidez ou rendimento social de inserção, são escoltadas pelos exploradores.

ZAP //

8 Comments

  1. As únicas situações que vi acontecer o relatado foi com pessoas de etnia cigana.. Crianças a pedir e raparigas novas com bebés ao colo.

  2. Das situações que já vi com os meus olhos eram também sempre com etnia cigana, penso que deveriam referir sempre essa informação nas noticias pois assim passa a ideia que é algo generalizado, também entendo que as autoridades gnr assistentes sociais e outras deveriam fiscalizar e atuar mais vezes… mas a triste realidade é que assim que sabem que é com ciganos fecham os olhos por medo… e assim se vão criando monstros a quem ninguém toca…

    • é verdade.
      até digo que ser cigano quase parece ser um beneficio e eles proprios fazem questão de ser assim pois a GNR não atua e deixa passar, no hospital são logo atendidos para não causarem disturbios, o estado dá casas de borla, etc… etc..

    • Não podes dizer a palavra cig… porque p PR manda-te prender.
      Mas pergunto: quando vir-mos uma criança a pedir (a Roménia, é o pais de onde elas são oriundas), devemos telefonar para a polícia, para as ir buscar? Identificar os pais etc etc etc, certidões de nascimento, blablabla

    • A História mostra o que aconteceu na Alemanha, com os poderosos monetariamente e intocáveis a serem invejados e odiados pelos nacionalistas

  3. Porque será que nós nos interessámos tanto pelas crianças ucranianas levadas para a Rússia, provavelmente para evitar que fossem vítimas da guerra, e nos interessamos tão pouco pelas crianças que, em Portugal, são vítimas do desleixo das nossas autoridades? Será necessário o TCI acusar Marcelo Rebelo de Sousa de crimes contra a humanidade?…

  4. Artigo 32.o – Ilegalidade do trabalho Infantil ——– Artigo 296.º -Utilização de Menores na mendicidade é Crime . Então porquê tal (permissividade) ???????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.