Crianças com pais velhos têm maior risco de problemas psiquiátricos

jeremytarling / Flickr

-

As crianças cujos pais são mais velhos têm maior risco de sofrer de problemas psiquiátricos e dificuldades de aprendizagem, segundo um estudo norte-americano e sueco publicado esta quarta-feira.

Investigadores da Universidade de Indiana, no norte dos Estados Unidos, e do Instituto Karolinska, em Estocolmo, analisaram dados médicos sobre 2,6 milhões de pessoas nascidas na Suécia entre 1973 e 2001.

Constataram uma “ligação muito forte” entre a idade avançada do pai, à nascença, e o desenvolvimento de doenças como transtorno bipolar, esquizofrenia e de problemas como o défice de atenção ou o autismo.

Comparando com uma criança nascida quando o pai tem 24 anos, uma que nasce quando o progenitor tem 45 anos terá 3,5 vezes maior risco de sofrer de autismo e 13 vezes mais probabilidade de ter problemas de atenção. O risco de ser bipolar será 25 vezes maior e a probabilidade de ter um comportamento suicida e problemas de droga mostra-se 2,5 vezes mais elevada.

Pais cada vez mais velhos

“Ficámos espantados com os resultados deste estudo. As associações com a idade paterna foram muito, muito maiores do que as observadas em estudos anteriores”, afirmou Brian D’Onofrio, professor de psicologia da Universidade de Indiana e principal autor do trabalho publicado no Journal of the American Association Psychiatry.

Os investigadores tiveram também em conta o nível de formação e os rendimentos dos pais, fatores que podem contrabalançar os efeitos negativos de uma paternidade tardia.

Nos últimos 40 anos, a idade média para ter filhos tem aumentado constantemente quer para os homens quer para as mulheres.

Em Portugal, dados do Instituto Nacional de Estatística relativos às mulheres mostram que a idade média ser mãe do primeiro filho passou dos 26,5 anos em 2000 para 29,5 em 2012. Em relação ao pai não existem dados estatísticos que permitam perceber a idade média ao nascimento do primeiro filho entre os portugueses.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.