Criança de 10 anos sobrevive a ameba “come cérebros”

USCDC / Wikimedia

Parasita Naegleria fowleri, conhecido como a ameba que “come cérebros”

Uma menina de 10 anos sobreviveu ao primeiro caso em Espanha de Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), uma doença que é mortal em 97% dos casos.

Uma criança de 10 anos, de Toledo, Espanha, conseguiu sobreviver a uma Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), uma doença com uma alta taxa de mortalidade e muito rara. No mundo, avança o Observador, há apenas uma dúzia de sobreviventes. A menina é o primeiro caso do género registado no nosso país vizinho.

Em março, a menina deslocou-se ao Hospital Virgen de la Salud de Toledo, queixando-se de dores de cabeça muito fortes, febre e rigidez no pescoço, sintomas associados a esta doença rara. Ainda assim, chegar a este diagnóstico foi uma verdadeira batalha.

O diário relata que os primeiros exames descartaram as hipóteses de origem viral ou bacteriana. Deste modo, os médicos espanhóis necessitaram de identificar uma patologia que, até então, era desconhecida em Espanha.

Após vários exames, e com o acompanhamento do Centro Nacional de Microbiologia (CNM) e do Instituto Universitário de Doenças Tropicais e Saúde Pública das Canárias, da Universidade de La Laguna, os médicos conseguiram chegar a uma conclusão exata.

Ao El País, Isabel Fuentes Corripio, chefe de unidade no CNM, disse que “estas são provas muito complexas, que requerem amostras adequadas com amebas viáveis, experiência neste tipo de culturas, provas moleculares… Foi a primeira vez que identificamos a Naegleria fowleri em humanos e foi um desafio”.

A menina passou por um duro tratamento com antiparasitários administrados por via intravenosa, que vai diretamente ao cérebro da criança, já que nestes casos a aplicação de antibióticos não é suficiente.

“A equipa médica atuou com rapidez e o tratamento chegou ao sítio exato”, explicou Manuel Tordera, diretor geral do Departamento de Saúde Pública da Junta de Comunidades de Castilha. Neste caso, o especialista referia-se ao sistema nasal, dado que é através do nervo olfatório que a ameba é conduzida e ataca a meninge e o encéfalo.

A criança continua a ser vigiada devido à possibilidade de efeitos secundários.

Em junho deste ano, a equipa investigou o local de contágio. Para isso, seguiu todos os lugares frequentados pela criança e chegou até à piscina de Torrijos, local que frequentava todas as semanas. Os investigadores retiraram amostras da água para análise e foi descoberta a presença do parasita.

Ainda assim, revela o matutino, a equipa médica estranhou, dado que os níveis de cloro da piscina estavam de acordo com os estipulados pela normativa de Castilha. A Junta deu, então, ordem de fecho da piscina, os seus esvaziamento e solicitou que os filtros fossem limpos.

Apesar de já terem voltado a encher a piscina e aumentado os níveis de cloro, o pólo desportivo ainda se mantém fechado ao público.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França colhe o que plantou. Poeira do Sahara leva radiação dos testes nucleares de 1960 para o país

A ACRO, uma organização-não governamental francesa, detetou uma nuvem de poeira radioativa, com origem em França, que está a voltar para o país. A poeira do deserto do Sahara alcançou França e trouxe com ela níveis …

Partidos concordam em desconfinar. PSD diz “haver condições” para abrir “grande parte do território”

Vários especialistas estiveram reunidos com o Governo esta segunda-feira em mais uma reunião do Infarmed. O objetivo foi avaliar a situação epidemiológica e definir diretrizes para o desconfinamento, cujo plano será apresentado na quinta-feira. De …

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …