CP ameaça reduzir oferta de serviços se não tiver autorização para contratar

Miguel A. Lopes / Lusa

A CP está à espera de aprovação para contratar 88 trabalhadores e os investimentos prometidos na infraestrutura ferroviária estão atrasados.

Por isso, a empresa ameaça reduzir a oferta de serviços, o que pode levar mesmo ao não cumprimento do contrato de serviço público. De acordo com o Jornal de Negócios, o presidente do conselho de administração da CP garantiu que a empresa enfrenta fortes constrangimentos e referiu que os planos de recrutamento são cruciais.

No relatório e contas de 2018 desta empresa, Carlos Gomes Nogueira diz que a empresa enfrenta grandes dificuldades por causa do atraso na concretização de investimentos e que são absolutamente cruciais os planos de recrutamento que aguardam aprovação. José Reizinho, da comissão de trabalhadores da CP, diz que a operacionalidade da empresa está cada vez mais afetada e que o alerta do presidente já vem tarde.

Nas declarações, citadas pelo Jornal de Negócios, o presidente da CP considera que sem o reforço do quadro de efetivos, não será possível manter a regularidade da operação.

Em 2018, saíram cerca de 55 trabalhadores por mútuo acordo ou devido a reforma e entraram 29. Ainda esta semana, o ministro das Infraestruturas e da Habitação assumiu o objetivo de resolver os problemas da CP. Pedro Nuno Santos garantiu que se vai bater para conseguir convencer o Ministério das Finanças a dar prioridade ao reforço da CP.

O ministro adiantou que a CP tem um pedido de contratação de 88 trabalhadores, mas só viu autorizadas 14 até agora. Já a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) tem um pedido de 57 novos funcionários.

No final de 2018 a CP tinha 2.683 trabalhadores vinculados, um valor que representa uma redução de 26 trabalhadores face ao ano anterior, e de 54 em relação a 2016.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …