Uma cozinha e uma “sala de mulheres” – com espelhos, ornamentos e recipientes de fragrâncias – foram desenterradas no local da antiga Patara, uma cidade histórica na Turquia.
Uma equipa de arqueólogos realizou escavações na antiga cidade histórica de Patara, na costa mediterrânea da Turquia. De acordo com o Archaeology, as escavações permitiram fazer descobertas importantes sobre o quotidiano das pessoas que habitaram aquela região turca no passado.
Os investigadores encontraram a estrutura de uma antiga cozinha e uma “sala de mulheres”, instalações que os arqueólogos acreditam terem sido construídas há, pelo menos, 2.400 anos.
A “sala feminina” trata-se de uma espécie de casa de banho destinado apenas a mulheres com espelhos, ornamentos e recipientes de fragrâncias. “Encontramos pesos de tear, pequenos objetos pertencentes a mulheres, espelhos, ornamentos e frascos de fragrâncias”, explicou o líder das escavações, Erkan Dündar.
Os arqueólogos também encontraram objetos variados na cozinha, entre eles recipientes de armazenamento, caçarolas e até um gancho de cabelo. “A cozinha deu-nos importantes informações sobre a vida naquele período.”
A cidade de Patara foi, ao longo dos anos, a casa de inúmeras culturas diferentes. Os assentamentos da região de Tepecik, onde foram realizadas as escavações, servem como exemplo da vida quotidiana das pessoas que viveram na região.