/

Kraken: a variante XBB.1.5 de covid chegou a Portugal. Isso preocupa?

1

CDC / Rawpixel

Pode ser a versão mais transmissível até hoje. Quase metade dos casos nos EUA tem origem nesta nova subvariante da omicron.

Já não nos surpreende o aparecimento de mais uma nova variante do coronavírus. Nem que seja uma subvariante de outra variante, como é o caso.

A XBB.1.5, subvariante da omicron que ganhou o nome de “kraken“, já foi detectada em 30 países – um deles Portugal.

Nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge confirmou na rádio TSF que há um caso confirmado em Portugal.

Só nos Estados Unidos da América a XBB.1.5 está na origem de 40% dos casos de vírus, de acordo com os dados mais recentes.

Esta pode ser a versão mais transmissível do coronavírus até agora – mas não há indícios de que seja mais grave, sublinha o Deutsche Welle.

É uma subvariante da omicron, que resulta de uma recombinação de duas sublinhagens BA.2, e​ surgiu em Nova Iorque, no final de Outubro de 2022.

A Organização Mundial de Saúde ainda não tem dados suficientes para decretar novas medidas.

O aumento da transmissibilidade é sempre uma preocupação; mas a gravidade (ou sua ausência) da variante tem acalmados os especialistas.

Diversos cientistas afirmam que não estamos perante uma nova crise na pandemia COVID-19. Até avisam que isto já era esperado e vai continuar a acontecer, com novas variantes e subvariantes.

Mais preocupante continua a ser a escalada de casos na China – e tudo que pode representar na saúde e economia global.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Aqui há uns meses, deu um documentário muito interessante no canal do estado. Em que um investigador explicava como um dos motivos pelo qual não havia tantas pandemias nem mutação e dispersão de vírus, era pelo facto de nas mesmas comunidades indígenas, dificilmente haver sistema imunitários iguais, não só por não tomarem a mesma medicação mas também por terem diferentes hábitos e vivências. Constatou também, que quanto mais semelhante forem os organismos, mais fácil é a adaptação, a propagação e pior ainda, será a contenção, porque a determinada altura adapta-se a todas as defesas e circunscreve~as a todas, não havendo qualquer barreira à entrada. Curiosamente é exatamente isso o que acontece a todos os que têm o mesmo tipo de sistema imunitário, alcançado pela toma descomunal de um fármaco experimental, cujos efeitos para outras medicações e efeitos em contacto com outros corpos estranhos é totalmente desconhecida. Contudo, haver tanta gente doente é uma mina para quem ganha dinheiro com medicamentos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.