É mais provável que a COVID-19 tenha origem num laboratório do que em animais, diz estudo

CDC / Rawpixel

Um estudo arrojado da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, reacendeu o debate sobre a origem da COVID-19, sugerindo que o vírus pode ter tido origem num laboratório e não em fontes naturais.

Os investigadores deste estudo argumentam que o discurso existente tem-se centrado predominantemente em provas médicas, ignorando outras formas de informação que poderiam esclarecer as origens do vírus. A equipa desafia a noção de que uma origem laboratorial deve ser rapidamente descartada.

No entanto, há muito ceticismo na comunidade científica relativamente à metodologia utilizada neste estudo. Os críticos alertam para o facto de os resultados poderem ser distorcidos por preconceitos, sublinhando que a investigação não fornece provas definitivas da origem da COVID-19, mas antes sublinha a plausibilidade de teorias alternativas.

Um aspeto fundamental analisado pelos investigadores é a caraterística biológica única do vírus conhecida como “local de clivagem da furina”, que facilita a entrada do vírus nas células humanas. Esta caraterística, ausente em vírus da mesma linhagem, levanta questões sobre uma origem puramente zoonótica.

Além disso, escreve o BBC Science Focus, o estudo chama a atenção para a proximidade entre um mercado de marisco em Wuhan, na China – onde o vírus surgiu inicialmente – e um centro de investigação que estuda o coronavírus dos morcegos. A proposta anterior do centro para manipular os coronavírus, incluindo a inserção do local de clivagem da furina, reforça a hipótese da origem laboratorial.

Os investigadores avaliaram sistematicamente vários critérios relacionados com as características biológicas, a distribuição geográfica e o modo de transmissão do vírus. A cada critério foi atribuída uma pontuação, sendo que as pontuações mais elevadas indicam uma maior probabilidade de uma origem não natural.

Apesar dos esforços para atenuar os enviesamentos, persistem preocupações quanto à subjetividade inerente aos critérios de pontuação. Os críticos alertam para o facto de as crenças pessoais poderem influenciar as pontuações, distorcendo potencialmente o resultado da análise.

Embora o estudo se abstenha de afirmações conclusivas, desafia a narrativa predominante em torno das origens da COVID-19, apelando a uma investigação mais aprofundada de teorias alternativas.

Raina MacIntyre, autora do artigo, o estudo sublinha a plausibilidade de uma origem não natural, considerando-a uma hipótese viável e não uma teoria marginal. No entanto, continuam a não existir provas conclusivas, o que sublinha a procura contínua de desvendar os mistérios que rodeiam o aparecimento da COVID-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.