Costinha obrigou Maniche a corrigir livro por causa da história da camisola rasgada

Nuno R Maniche / Facebook

Lançamento do livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”

O ex-internacional português Costinha processou o amigo e ex-colega de equipa no FC Porto Maniche por causa do livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”. Nele, Maniche conta que foi Costinha quem rasgou a camisola de Rui Jorge em 2004, após um jogo entre Sporting e FC Porto.

Costinha levou o caso a Tribunal, desmentindo que tenha sido ele a rasgar a famigerada camisola. Antes do livro de Maniche, pensava-se que teria sido José Mourinho, então treinador do FC Porto, a rasgá-la. Mas, afinal, o mistério continua.

A alegação feita no livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”, escrito pelo jornalista Tiago Guadalupe e lançado em 2018, é “descabida e absolutamente falsa”, refere Costinha na acção judicial, segundo cita o Diário de Notícias (DN).

O processo judicial arrancou em Novembro de 2018, logo depois do lançamento do livro, com Costinha a frisar que a versão de Maniche sobre o episódio da camisola ofendeu a sua “reputação” e “bom nome”, pelo facto de “imputar-lhe uma conduta absolutamente imprópria para um futebolista ou treinador de futebol profissional, de incitamento à violência, ódio e intolerância no desporto e também de desrespeito e até desprezo pela camisola suada de um colega de profissão e de um importante clube de futebol português”.

Vincando que a camisola é “verdadeiramente” a “personificação do jogador perante quem o rodeia, espelhando as emoções e o respeito, consideração e até admiração do público, colegas e demais agentes do fenómeno desportivo”, Costinha frisa que “destruir ou rasgar intencionalmente a camisola de um colega” é “um gravíssimo acto de incitamento à violência e à intolerância nos espectáculos desportivos”.

O ex-internacional português acrescenta que nunca poderia ter cometido tal acto, já que “contraria todos os valores da ética desportiva e profissionalismo digno” que “sempre adoptou e cumpriu” ao longo da sua carreira.

Além disso, Costinha vinca que estava lesionado na clavícula e que foi “para uma área afastada do balneário, na zona dos duches, onde procurava recuperar das dores e esforço do jogo”, logo depois do apito final. E diz que só ouviu “o barulho de uma algazarra, na zona dos vestuários onde os jogadores se equipam”, mas não viu quem rasgou a camisola.

Costinha nota que só sabe, pelo que lhe contaram, que “o roupeiro do SCP deslocou-se ao balneário do FCP com a camisola do futebolista Rui Jorge do SCP para a trocar por uma camisola de um jogador do FCP e alguém terá rasgado a camisola de Rui Jorge”.

Na acção judicial, ex-jogadores portistas como Jorge Costa, Nuno Espírito Santo e Benni McCarthy testemunharam em favor de Costinha. E o Tribunal acabou por dar-lhe razão.

A editora foi obrigada a corrigir a informação constante do livro em próximas edições e a pedir desculpas a Costinha. Houve também lugar a uma “compensação” a Costinha pelos danos morais sofridos, cujo valor não foi divulgado e que será entregue a uma instituição de solidariedade social.

Só falta saber se o episódio afectou a amizade entre Costinha e Maniche que jogaram juntos no FC Porto durante três épocas. Depois de deixarem o clube, jogaram juntos por um ano no Dínamo de Moscovo, na Rússia, e ainda vieram a alinhar lado a lado com a camisola do Atlético de Madrid na temporada 2006/2007.

Voltaram a reencontrar-se no Sporting na época 2010/2011, com Costinha como director desportivo e Maniche como jogador. Maniche foi ainda adjunto de Costinha quando este treinou o Paços de Ferreira (2013) e a Académica (2016).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …