Costinha obrigou Maniche a corrigir livro por causa da história da camisola rasgada

Nuno R Maniche / Facebook

Lançamento do livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”

O ex-internacional português Costinha processou o amigo e ex-colega de equipa no FC Porto Maniche por causa do livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”. Nele, Maniche conta que foi Costinha quem rasgou a camisola de Rui Jorge em 2004, após um jogo entre Sporting e FC Porto.

Costinha levou o caso a Tribunal, desmentindo que tenha sido ele a rasgar a famigerada camisola. Antes do livro de Maniche, pensava-se que teria sido José Mourinho, então treinador do FC Porto, a rasgá-la. Mas, afinal, o mistério continua.

A alegação feita no livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”, escrito pelo jornalista Tiago Guadalupe e lançado em 2018, é “descabida e absolutamente falsa”, refere Costinha na acção judicial, segundo cita o Diário de Notícias (DN).

O processo judicial arrancou em Novembro de 2018, logo depois do lançamento do livro, com Costinha a frisar que a versão de Maniche sobre o episódio da camisola ofendeu a sua “reputação” e “bom nome”, pelo facto de “imputar-lhe uma conduta absolutamente imprópria para um futebolista ou treinador de futebol profissional, de incitamento à violência, ódio e intolerância no desporto e também de desrespeito e até desprezo pela camisola suada de um colega de profissão e de um importante clube de futebol português”.

Vincando que a camisola é “verdadeiramente” a “personificação do jogador perante quem o rodeia, espelhando as emoções e o respeito, consideração e até admiração do público, colegas e demais agentes do fenómeno desportivo”, Costinha frisa que “destruir ou rasgar intencionalmente a camisola de um colega” é “um gravíssimo acto de incitamento à violência e à intolerância nos espectáculos desportivos”.

O ex-internacional português acrescenta que nunca poderia ter cometido tal acto, já que “contraria todos os valores da ética desportiva e profissionalismo digno” que “sempre adoptou e cumpriu” ao longo da sua carreira.

Além disso, Costinha vinca que estava lesionado na clavícula e que foi “para uma área afastada do balneário, na zona dos duches, onde procurava recuperar das dores e esforço do jogo”, logo depois do apito final. E diz que só ouviu “o barulho de uma algazarra, na zona dos vestuários onde os jogadores se equipam”, mas não viu quem rasgou a camisola.

Costinha nota que só sabe, pelo que lhe contaram, que “o roupeiro do SCP deslocou-se ao balneário do FCP com a camisola do futebolista Rui Jorge do SCP para a trocar por uma camisola de um jogador do FCP e alguém terá rasgado a camisola de Rui Jorge”.

Na acção judicial, ex-jogadores portistas como Jorge Costa, Nuno Espírito Santo e Benni McCarthy testemunharam em favor de Costinha. E o Tribunal acabou por dar-lhe razão.

A editora foi obrigada a corrigir a informação constante do livro em próximas edições e a pedir desculpas a Costinha. Houve também lugar a uma “compensação” a Costinha pelos danos morais sofridos, cujo valor não foi divulgado e que será entregue a uma instituição de solidariedade social.

Só falta saber se o episódio afectou a amizade entre Costinha e Maniche que jogaram juntos no FC Porto durante três épocas. Depois de deixarem o clube, jogaram juntos por um ano no Dínamo de Moscovo, na Rússia, e ainda vieram a alinhar lado a lado com a camisola do Atlético de Madrid na temporada 2006/2007.

Voltaram a reencontrar-se no Sporting na época 2010/2011, com Costinha como director desportivo e Maniche como jogador. Maniche foi ainda adjunto de Costinha quando este treinou o Paços de Ferreira (2013) e a Académica (2016).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …