Costinha obrigou Maniche a corrigir livro por causa da história da camisola rasgada

Nuno R Maniche / Facebook

Lançamento do livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”

O ex-internacional português Costinha processou o amigo e ex-colega de equipa no FC Porto Maniche por causa do livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”. Nele, Maniche conta que foi Costinha quem rasgou a camisola de Rui Jorge em 2004, após um jogo entre Sporting e FC Porto.

Costinha levou o caso a Tribunal, desmentindo que tenha sido ele a rasgar a famigerada camisola. Antes do livro de Maniche, pensava-se que teria sido José Mourinho, então treinador do FC Porto, a rasgá-la. Mas, afinal, o mistério continua.

A alegação feita no livro “MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas”, escrito pelo jornalista Tiago Guadalupe e lançado em 2018, é “descabida e absolutamente falsa”, refere Costinha na acção judicial, segundo cita o Diário de Notícias (DN).

O processo judicial arrancou em Novembro de 2018, logo depois do lançamento do livro, com Costinha a frisar que a versão de Maniche sobre o episódio da camisola ofendeu a sua “reputação” e “bom nome”, pelo facto de “imputar-lhe uma conduta absolutamente imprópria para um futebolista ou treinador de futebol profissional, de incitamento à violência, ódio e intolerância no desporto e também de desrespeito e até desprezo pela camisola suada de um colega de profissão e de um importante clube de futebol português”.

Vincando que a camisola é “verdadeiramente” a “personificação do jogador perante quem o rodeia, espelhando as emoções e o respeito, consideração e até admiração do público, colegas e demais agentes do fenómeno desportivo”, Costinha frisa que “destruir ou rasgar intencionalmente a camisola de um colega” é “um gravíssimo acto de incitamento à violência e à intolerância nos espectáculos desportivos”.

O ex-internacional português acrescenta que nunca poderia ter cometido tal acto, já que “contraria todos os valores da ética desportiva e profissionalismo digno” que “sempre adoptou e cumpriu” ao longo da sua carreira.

Além disso, Costinha vinca que estava lesionado na clavícula e que foi “para uma área afastada do balneário, na zona dos duches, onde procurava recuperar das dores e esforço do jogo”, logo depois do apito final. E diz que só ouviu “o barulho de uma algazarra, na zona dos vestuários onde os jogadores se equipam”, mas não viu quem rasgou a camisola.

Costinha nota que só sabe, pelo que lhe contaram, que “o roupeiro do SCP deslocou-se ao balneário do FCP com a camisola do futebolista Rui Jorge do SCP para a trocar por uma camisola de um jogador do FCP e alguém terá rasgado a camisola de Rui Jorge”.

Na acção judicial, ex-jogadores portistas como Jorge Costa, Nuno Espírito Santo e Benni McCarthy testemunharam em favor de Costinha. E o Tribunal acabou por dar-lhe razão.

A editora foi obrigada a corrigir a informação constante do livro em próximas edições e a pedir desculpas a Costinha. Houve também lugar a uma “compensação” a Costinha pelos danos morais sofridos, cujo valor não foi divulgado e que será entregue a uma instituição de solidariedade social.

Só falta saber se o episódio afectou a amizade entre Costinha e Maniche que jogaram juntos no FC Porto durante três épocas. Depois de deixarem o clube, jogaram juntos por um ano no Dínamo de Moscovo, na Rússia, e ainda vieram a alinhar lado a lado com a camisola do Atlético de Madrid na temporada 2006/2007.

Voltaram a reencontrar-se no Sporting na época 2010/2011, com Costinha como director desportivo e Maniche como jogador. Maniche foi ainda adjunto de Costinha quando este treinou o Paços de Ferreira (2013) e a Académica (2016).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …