“António Costa é um Sócrates de segunda”, diz Miguel Albuquerque

ppdpsd / Flickr

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira e recandidato às eleições, concedeu uma entrevista ao jornal Expresso, na qual disse que “António Costa é um Sócrates de segunda”.

O PSD continua com o seu domínio na Madeira e procura a renovação, naquela que Miguel Albuquerque considera ser uma “conciliação entre história e novas gerações”. Questionado se tinha medo de perder as eleições, após ter sido acusado de “andar com as calças na mão” pelo líder do PS-Madeira, Albuquerque negou.

“Não. Eu nunca andei de calças na mão. Mas há uma evidência nestas eleições: o verdadeiro adversário do PSD na Madeira é António Costa“, atirou o presidente do Governo Regional madeirense.

Sem medo de reconhecer “a obra e a liderança de Alberto João Jardim”, Miguel Albuquerque garante que o seu regresso nada tem a ver com o medo de perder o poder. Apesar das divergências pontuais entre os dois, “só uma pessoa com excesso de arrogância pode ignorar o peso que ele teve na liderança da Madeira”.

Convidado a responder à acusação de Costa, que o chamou um Alberto João Jardim de segunda, Miguel Albuquerque retribuiu na mesma moeda: “António Costa é que é um Sócrates de segunda”.

Após os resultados menos positivos nas autárquicas de 2017, o líder social-democrata justifica que tudo se deveu a um rejuvenescimento nos quadros. “Quando o eleitorado dá um sinal, temos de perceber”, atirou.

Albuquerque falou ainda da “mexicanização” do regime, com a “arrogância de Costa” que falou na possibilidade do PS fazer o pleno na Madeira e conseguir uma vitória nas europeias, regionais e legislativas. Contudo, o PSD venceu o primeiro round, ao superar o PS na eleições europeias nesta região autónoma.

“A Madeira é a única que combate o António Costa e desmistifica as mentiras, porque a ‘geringonça’ é um logro. Anda tudo com paninhos quentes, com medo do António Costa, da extrema-esquerda e dos trotskistas reconvertidos, mas nós aqui não temos medo”, disse, ao Expresso.

Em relação ao seu adversário nas próximas eleições legislativas, disse que era “uma espécie de D. Sebastião de plástico, uma barriga de aluguer do António Costa“. O social-democrata mostra-se confiante e, se ganhar as eleições sem maioria absoluta, garante que não faz coligações à esquerda.

Sobre uma possível coligação com o CDS, Miguel Albuquerque realça que os centristas têm de se decidir. “É preciso que a liderança do CDS assuma o que quer, porque num dia o líder do CDS diz uma coisa, noutro dia há elementos da sua lista que dizem outra”, disse.

Confrontado com o boato que o dava como consumidor de drogas, disse ter sido alvo de uma “campanha organizada pelas agências de comunicação ao serviço do PS”. Albuquerque desmentiu e atirou que “uma política ignóbil não deve ter lugar numa democracia”.

Em caso de uma vitória socialista, o política defende que a liberdade dos madeirenses fica em causa. “O PS não tem fibra, não tem quadros nem coragem para defender a Madeira perante Lisboa”, justificou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto dito por um Jardim de terceira, quando a dívida e o nível de corrupção “estatal” na Madeira é o que se conhece, é que um elogio!…

RESPONDER

Lavada em lágrimas, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa pelo abate de milhões de martas

Em lágrimas, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, pediu desculpas nesta quinta-feira pela gestão da crise com as martas no país, depois de uma mutação do novo coronavírus encontrada em quintas de criação ter motivado o …

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …