Primeiro-ministro será também Ministro dos Negócios Estrangeiros, mas só durante 48 horas. Santos Silva elogiou Gomes Cravinho.
António Costa é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros em Portugal. A tomada de posse decorreu nesta segunda-feira mas, na quarta-feira, o primeiro-ministro já deixará de ser Ministro dos Negócios Estrangeiros.
O líder do Executivo assumiu a pasta que era de Augusto Santos Silva, mas apenas até ao final do mandato do XXII Governo.
Esta mudança verificou-se já para Santos Silva poder assumir o lugar de deputado e candidatar-se a presidente da Assembleia da República.
O XXII Governo deixa de estar “em acção” na próxima quarta-feira mas a nova legislatura começa um dia antes, nesta terça-feira.
Na quarta-feira, ao fim da tarde, tomará posse o XXIII Governo Constitucional e, aí sim, João Gomes Cravinho deixará de ser ministro da Defesa Nacional para ser ministro dos Negócios Estrangeiros.
Santos Silva elogiou Gomes Cravinho: “O meu sucessor como ministro dos Negócios Estrangeiros fará certamente bem melhor do que eu o desempenho de ministro, numa casa que conhece bem e numa política externa portuguesa que beneficia de um amplo consenso e convergência nacional”.
Esta cerimónia na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa, representou para Santos Silva o final de um ciclo de 15 anos de funções em três Governos: com António Guterres, José Sócrates e António Costa como líderes.
“Hoje à tarde sou uma pessoa livre”, comentou Augusto Santos Silva – que, como deixou de ser ministro, já pode ser deputado na Assembleia da República e assim candidatar-se a presidente da Assembleia.
A cerimónia de três minutos serviu também para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dar posse – igualmente transitória – aos secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
Desejo o melhor ao governo de Portugal, o sucesso do mesmo será o sucesso dos portugueses, assim espero…
Bem podes esperar sentado. O Novo Banco vai ter sucesso, esse sim…
Sim, infelizmente muito provavelmente tem razão…
SS tem toda a razão pior que ele é muito difícil, basta-lhe ter sido o melhor defensor do corrupto Socrates…