/

Costa leva Simplex até Paris (e o PSD diz que a ideia foi sua)

2

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

António Costa inaugura, este sábado, o Espaço do Cidadão em Paris, uma medida que pretende aproximar os emigrantes dos serviços públicos nacionais e que o PSD reclama ter sido ideia sua.

O primeiro-ministro vai lançar a abertura do primeiro Espaço do Cidadão fora do território nacional, em Paris, numa iniciativa que se enquadra no programa Simplex+ e que visa aproximar os cidadãos portugueses que vivem no estrangeiro dos serviços públicos.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, que integra a comitiva de inauguração, fala mesmo numa “revolução no paradigma de serviços prestados aos portugueses que vivem fora”, em declarações ao Diário de Notícias.

José Luís Carneiro ainda diz que é mais uma iniciativa do “impulso reformista do primeiro-ministro”. Mas o PSD reclama que o Espaço do Cidadão foi uma ideia do anterior governo de Coligação.

“O Governo PSD-CDS tinha tudo pronto para avançar com a implementação de Espaços do Cidadão em postos consulares e associações da nossa diáspora”, diz ao DN uma fonte dos sociais-democratas não identificada.

Este mesmo elemento refere que a medida era um “compromisso” do programa eleitoral de 2015 da coligação Portugal à Frente (PaF) e que o Executivo de Passos Coelho “já tinha aberto mais de 400 espaços” daqueles no país”.

José Luís Carneiro rebate aquela ideia e garante ao DN que no Ministério dos Negócios Estrangeiros e na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas “não havia registo de qualquer esforço desenvolvido com este objectivo”.

“Não entraremos na discussão sobre a paternidade ou maternidade da iniciativa. Certo é que em seis meses concretizámos uma boa ideia”, conclui o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro ainda explica que no Espaço do Cidadão em Paris estarão em funcionamento 60 serviços de várias entidades da Administração Pública, “50 dos quais gratuitos e que passam a estar disponíveis online através de mediadores devidamente formados e qualificados para apoiarem os cidadãos”.

Será possível assim, solicitar prestações familiares, pedidos de pensão de velhice, pedir a renovação da Carta de Condução, pagar o Imposto Único de Circulação (IUC) e o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entre outros serviços.

A ideia deverá vir a ser alargada a outras cidades, nomeadamente a São Paulo e Londres, conforme nota o Secretário de Estado.

ZAP

2 Comments

  1. Pintar o céu de azul… Ideia do PSD! A roda… Ideia do PSD! O primeiro automóvel… Ideia do PSD! Só foi pena que outros tenham avançado antes… Chatice…
    Quatro anos e meio… “Governo PSD-CDS tinha tudo pronto para avançar”… Mas não avançaram! Será que iriam fazer (alguma vez)? Nunca saberemos (pessoalmente não acredito)… Mas o que é certo é que não o fizeram.
    O curioso é que quando algo (feito por este Governo) é positivo para Portugal (mais precisamente, para os portugueses) vêm logo dizer… “É pá! Essa ideia era nossa!”… Mas nem sempre… Como é o caso dos colégios… aqui defendem uma minoria (de ricos) em deterimento da maioria (de pobres, que são cada vez mais!). Bem… Se calhar a “mama” foi ideia deles (sim… já sei que isto se arrasta por muitos governos – PSD, CDS, PS)!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.