O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse esta quinta-feira que, “um dia”, a Ucrânia fará parte da União Europeia (UE). O Presidente ucraniano pediu “união da UE com os Estados Unidos” no apoio contra a Rússia.
Esta quinta-feira, em Bruxelas, à entrada daquele que é o primeiro Conselho Europeu por si liderado, António Costa prometeu a Volodymyr Zelenskyy, que está ao seu lado, e que a UE “trabalhará […] para conquistar uma paz abrangente, justa e duradoura.
“É para mim uma grande honra estar ao lado do Presidente Zelenskyy nesta que é a primeira vez que presido ao Conselho Europeu. […] No que diz respeito à Ucrânia, temos de ser muito claros: vocês podem contar com o nosso apoio total e incondicional, custe o que custar, e durante o tempo que for necessário, agora na guerra e no futuro na paz, e queremos dar-vos as boas-vindas aqui, um dia, como membros da UE”, declarou António Costa.
Minutos depois, o Presidente ucraniano tinha pedido ao ex-primeiro-ministro português “unidade entre os Estados Unidos e a Europa”.
Numa altura de transição política norte-americana, quando Donald Trump se prepara para tomar posse, Volodymyr Zelenskyy vincou ser “muito difícil apoiar a Ucrânia sem a ajuda americana”.
“E é isso que vamos discutir com o presidente Trump quando ele estiver na casa branca”, concluiu.
Mas UE não pode esperar por Trump
Esta quinta-feira, Luís Montenegro defendeu que a UE não pode esperar por Trump, para decidir o futuro do apoio à Ucrânia.
Questionado sobre se as decisões da UE estão em suspenso até ao regresso de Donald Trump à Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025, o primeiro-ministro português respondeu que “seria um mau sinal se a Europa tivesse de estar à espera de quem quer que seja”.
“A Europa não pode vacilar, a Europa não vai vacilar no seu apoio à Ucrânia”, acrescentou Luís Montenegro à entrada para uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.
Putin desafia EUA para “duelo” em Kiev
Estes declarações acontecem num dia em que o Vladimir Putin desafiou os EUA para uma espécie de duelo em Kiev entre o novo armamento hipersónico russo e os sistemas de defesa antimíssil ocidentais.
“Que escolham qualquer instalação para atacarmos, digamos, em Kiev. Que concentrem aí todos os seus sistemas antiaéreos e antimísseis. E nós atacaremos com [um míssil] Oreshnik”, afirmou, citado pela agência espanhola EFE.
“Veremos o que acontece. Estamos prontos para essa experiência”, disse o presidente russo, durante a sua conferência de imprensa para fazer o balanço do ano, vista pela televisão por milhões de russos.
ZAP // Lusa
Coitados dos Ucranianos! Vão longe, se acreditarem neste artista…
Porque é que em vez de o deixarem prometer o impossível à Ucrânia, não o mandam para Moscovo, para negociar um acordo de paz? Aí sim, as suas promessas de vento poderiam ser capazes de conseguir o que ninguém conseguiu e ele é o tipo ideal para prometer tudo e mais alguma coisa ao Putin, até mesmo o que for impossível de fazer.
Vejam o que ele fez e deixou por cá. Prometeu mundos e fundos, mas a única coisa que fez foi aumentar os impostos e deixar tudo de pantanas; a saúde não funciona, as escolas não ensinam, a função publica não dá despacho às necessidades do país real e só atrapalha o funcionamento da economia (que é quem paga os impostos e garante o funcionamento da função pública!), etc, etc
O artista que passou entre os pingos da chuva de dois governos Socrates, que foi sempre o seu braço direito, mas nunca foi implicado em nada e que controlou a comunicação social a seu bel prazer, prometeu tudo e mais alguma coisa aos papalvos que acreditam nele, mas a única coisa que consegue fazer é deixar tudo entregue ao caos e anarquia!
você quer um MANIPULADOR acordo IN(justo) de paz com MONSTROS/AS made in kremlin? SOU CONTRA!Aliás NENHUMA das propostas até agora apresentadas pela china, trumpistas, alguma vez serão justas:NUNCA digo! Ou os territórios IN(justamente) ocupados pelo MALDITO kremlin incluindo CRIMEIA e MAR AZOV E NEGRO VOLTAM À MINHA PÁTRIA ADOPTIVA A UCRÂNIA OU então ESQUEÇAM! E NÃO me venham com PETAS E TRETAS……desde o começo desta MALDITA guerra de INVASÃO que ESTOU DO LADO UCRANIANO! E MALDITOS do partido republicano e trumpistas………IDE-VOS LIIIIIIXXXXXAAAARRR e ao psiquiatra, AGRADECIA-SE!
Querem ACABAR com esta MALDITA guerra, OK, DEVOLVAM OS TERRITÓRIOS QUE PERTENCEM À UCRÂNIA DESDE 1991, PRA ONTEM!