Coscuvilhar é pior do que a covid-19, diz Papa Francisco

Mazur / Catholic Church England and Wales

Papa Francisco

O Papa Francisco alertou, este domingo, que o rumor é uma “praga pior que a covid” que visa dividir a Igreja Católica.

O papa Francisco desviou-se do texto que tinha preparado para reforçar as suas queixas sobre os frequentes rumores dentro das comunidades da igreja e até mesmo dentro da burocracia do Vaticano.

Francisco não adiantou pormenores sobre o assunto durante a sua bênção semanal, este domingo, no Vaticano, mas alertou que o diabo é o “maior intriguista” que tenta dividir a igreja com as suas mentiras.

“Por favor, irmãos e irmãs, vamos tentar não criar mexericos“, disse Francisco, observando que “o rumor é uma praga pior do que a covid”. “Vamos fazer um grande esforço” nesse sentido, acrescentou.

Estes comentários surgiram quando o papa referiu uma passagem do Evangelho sobre a necessidade de corrigir os outros, em particular quando eles fazem algo errado.

A hierarquia católica tem confiado nessa “correção fraternal” entre padres e bispos para os redimir quando cometem erros e infrações sem os divulgar publicamente.

Sobreviventes de abuso sexual no seio na Igreja Católica denunciaram que essa forma de reprimenda privada permitiu que o abuso infestasse a igreja, permitindo que padres predadores sexuais e os superiores, que encobriram a situação, escapassem da punição.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Olha-me este, a chamar Católica à Igreja. Porque é que chamas Católica à Igreja? Eles não são católicos. Não seguem os ideais católicos, nunca seguiram os ideias católicos e só mesmo quem não conhece os ideais católicos é que pode achar que a “Igreja Católica” é Católica só porque eles dizem que são católicos, se chamam a si próprios “Igreja Católica” e foram eles que lançaram o catolicismo. É errado chamar Católica à Igreja. Chama-lhe Igreja Capitalista! Chamar-lhe Igreja Católica é o mesmo que chamar comunismo ao regime mantido na China pelo Partido Comunista Chinês, não é?

  1. Está-se a “desenterrar” culpas e modi operandi das hierarquias da Igreja que causaram danos irreparáveis a milhões de pessoas em todo o mundo? Só pode ser obra do “diabo”. Lol coitados. Agora as pessoas já não comem gelados com a testa como antigamente. Aliás, antigamente aqueles que se recusavam a comer gelados com a testa acabavam numa “divinal” sala de torturas até à sua morte “redentora”. Agora já não dá… Graças a Deus!
    Os idiotas religiosos são responsáveis por inúmeras mortes e sofrimentos incontáveis ao longo da história da humanidade. Grande parte das guerras tinham o pretexto de “evangelizar” povos selvagens demoníacos. O problema é que cada religião via a outra como demoníaca logo estavam sempre em guerra. Quem pagava era, como se sabe, a malta que comia gelados com a testa (ou era obrigada a comer gelados com a testa). À custa de impostos, pilhagens, decretos de apropriação, usurpação de bens e controlo político apertado, onde se incluem negociatas com vários ditadores sanguináreos ao longo dos tempos, a Igreja Católica acumulou uns estimados 50-100 mil milhões de euros, que estão investidos em todo o mundo em bens e acções capitalistas. Tendo em conta que o Vaticano é uma caixa preta, por ser considerado um estado independente, e que além disso as suas agremiações não pagam impostos a ninguém, e sabendo que só uma minúscula parte dos milhares de milhões que recebem em donativos vai mesmo para caridade, estamos perante um verdadeiro “tanque nazi” disfarçado de cordeiro de Deus…
    Nem lhes devia ser permitido falar dos ensinamentos de Jesus ou de Maria pois nada têm na prática com isso. Os cegos que são cegos hoje em dia só o são porque o querem ser (ou porque ainda não se conseguiram libertar dos bloqueios subconscientes criados por milénios de programação agressiva).

RESPONDER

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …