EUA. Senador democrata Cory Booker abandona corrida presidencial

gageskidmore / Flickr

Senador democrata Cory Booker

O senador democrata admitiu o fracasso de atingir o objetivo de estar presente nos debates, devido à falta de donativos e intenções de voto nas sondagens.

O senador democrata Cory Booker anunciou esta segunda-feira que abandona a corrida presidencial dos Estados Unidos, admitindo não ser capaz de angariar fundos financeiros suficientes para ser escolhido como adversário de Donald Trump.

Booker já tinha ficado de fora do debate entre candidatos democratas, em dezembro, e voltaria a estar fora da lista, agora reduzida a seis, de presenças no debate de terça-feira, por não ter conseguido angariar o número suficiente de donativos, nem atingir o patamar de 5% de intenções de voto nas sondagens.

Na mensagem que endereçou aos seus apoiantes, Booker disse que entrou na corrida “para vencer” e admitiu o fracasso de atingir o objetivo de estar presente nos debates, alegando incapacidade para angariar fundos suficientes para disputar a vitória nas eleições primárias do Partido Democrata.

“A nossa campanha chegou ao ponto em que precisamos de mais dinheiro para continuar a construir uma campanha que poderia ganhar — dinheiro que não temos e dinheiro que é cada vez mais difícil de conseguir, porque não estarei no próximo debate”, reconheceu o senador pelo estado de Nova Jersey.

As primárias ficam agora limitadas a 13 candidatos e apenas seis estarão no debate que se realiza no Iowa, na terça-feira, no momento em que vários dirigentes democratas começam a contestar as regras de seleção para a corrida à Casa Branca, denunciando o peso excessivo das receitas financeiras nos critérios de seleção dos candidatos.

Booker era um dos candidatos mais contestatários das regras do Partido Democrata, queixando-se da dificuldade em competir com adversários que usam as suas fortunas (como é o caso do antigo mayor de Nova Iorque Michael Bloomberg) para financiar campanhas milionárias.

O senador começou o seu percurso como pré-candidato presidencial com um elogio da apresentadora televisiva Oprah Winfrey e colocou a tónica na unificação do partido contra o que chamou de “caos e imprevisibilidade” do governo do Presidente Donald Trump.

Booker, que também foi mayor de Newark, Nova Jersey, durante sete anos, ficou conhecido pelo seu programa de apoio social e por um dia ter entrado dentro de um prédio em chamas para salvar uma mulher (o que lhe valeu 1,4 milhões de seguidores no Twitter).

A sua habilidade retórica fez com que o comparassem ao ex-Presidente Barack Obama e foi considerado um dos mais fortes candidatos a uma vitória nas primárias, até que a sua campanha começou a perder força e visibilidade, sendo acusado de não ser suficientemente crítico das opções republicanas de Trump.

Cory Booker foi um dos primeiros candidatos a lançar um plano de controlo de armas e tinha no seu programa eleitoral um ambicioso plano de reforma da justiça criminal, centrado em reforçar as penas de crimes relacionados com tráfico de droga.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …