Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados por covid-19.

De acordo com o Jornal Económico, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já alertou, perante esta situação, que quem se encontrar numa destas situações e tenha faturas com pagamentos em atraso deve “contactar o fornecedor de eletricidade e gás natural no sentido de solicitarem um plano de pagamento em prestações, evitando o corte do fornecimento”.

Segundo o jornal, os consumidores podem pedir ao seu fornecedor um plano de pagamento até 12 prestações mensais, sem juros, com um mínimo de cinco euros e acerto na última prestação.

Para os consumidores abrangidos por estas três situações – situação de desemprego, quebra de rendimentos do seu agregado familiar igual ou superior a 20% e infeção por covid-19 –, o pagamento da primeira prestação acontece a partir de 30 de novembro.

No entanto, avisa a ERSE, “com o não-pagamento de uma das prestações previstas, o fornecedor pode exigir o pagamento das restantes prestações e o seu não pagamento pode conduzir ao corte do fornecimento”, cita o jornal ECO.

Porém, o corte do fornecimento de eletricidade e de gás natural só pode acontecer após o envio de um pré-aviso, por escrito, com pelo menos 20 dias de antecedência em relação à data prevista do corte.

O Governo ditou que, até 30 de setembro, estes consumidores estariam protegidos de uma eventual suspensão do fornecimento de água, energia, gás natural e telecomunicações.

ZAP //

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