Corrupção com comida na Força Aérea durou 30 anos e lesou o Estado em milhões

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

A investigação de corrupção nas messes da Força Aérea, com produtos alimentares, apurou que o esquema que envolve altas patentes se arrastava há 30 anos, envolvendo quase todas as bases do país, com prejuízos para o Estado superiores a dez milhões de euros.

A Polícia Judiciária deteve 16 pessoas, entre as quais 12 militares e quatro empresários, esta terça-feira, depois de numa primeira fase, em Novembro de 2016, ter detido outros cinco militares.

Estes suspeitos, entre os quais se encontram um major-general e um coronel, e ainda três capitães e cinco sargentos, estão indiciados por crimes de corrupção, abuso de poder e falsificação de documentos, no âmbito da comercialização de géneros alimentícios nas messes da Força Aérea.

O Correio da Manhã fala de um esquema que garantiu “milhares de euros” aos envolvidos, notando que “um major-general” seria “o cérebro” desta alegada rede de corrupção.

Denominada “Operação Zeus”, a investigação da PJ apurou que “os fornecedores entregavam determinadas quantidades de alimentos e no final do mês, quando apresentavam a factura, esta apresentava um valor três vezes superior ao volume de alimentos entregue”, atesta o Diário de Notícias.

De acordo com este jornal, o esquema durava há mais de 30 anos, num sistema “universal” a quase todas as bases do país, exceptuando Ovar e Açores.

O DN destaca que o juiz de instrução que avaliou o processo considerou haver um “enraizamento da conduta por todos os elementos das messes” e “um clima de aliciamento de militares para o esquema baseado na “obediência hierárquica solidamente instituída”.

A PJ efectuou buscas em várias bases do país e o diário nota que, só em Monte Real, cinco militares terão lucrado 130 mil euros com o esquema, em apenas onze meses.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Na força aérea?
    AhAhAhah, Fui tropa em 85 em BEJA, AhAHAHAHAHA.
    Não era Força aérea era RIBE.
    REGIMENTO DE INFANTARIA DE BEJA.

  2. E andam as forças militares a queixar-se que o orçamento não chega…
    Mas para roubar há sempre…
    Se não roubassem até dava para cativar…

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …