Corrupção com comida na Força Aérea durou 30 anos e lesou o Estado em milhões

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

A investigação de corrupção nas messes da Força Aérea, com produtos alimentares, apurou que o esquema que envolve altas patentes se arrastava há 30 anos, envolvendo quase todas as bases do país, com prejuízos para o Estado superiores a dez milhões de euros.

A Polícia Judiciária deteve 16 pessoas, entre as quais 12 militares e quatro empresários, esta terça-feira, depois de numa primeira fase, em Novembro de 2016, ter detido outros cinco militares.

Estes suspeitos, entre os quais se encontram um major-general e um coronel, e ainda três capitães e cinco sargentos, estão indiciados por crimes de corrupção, abuso de poder e falsificação de documentos, no âmbito da comercialização de géneros alimentícios nas messes da Força Aérea.

O Correio da Manhã fala de um esquema que garantiu “milhares de euros” aos envolvidos, notando que “um major-general” seria “o cérebro” desta alegada rede de corrupção.

Denominada “Operação Zeus”, a investigação da PJ apurou que “os fornecedores entregavam determinadas quantidades de alimentos e no final do mês, quando apresentavam a factura, esta apresentava um valor três vezes superior ao volume de alimentos entregue”, atesta o Diário de Notícias.

De acordo com este jornal, o esquema durava há mais de 30 anos, num sistema “universal” a quase todas as bases do país, exceptuando Ovar e Açores.

O DN destaca que o juiz de instrução que avaliou o processo considerou haver um “enraizamento da conduta por todos os elementos das messes” e “um clima de aliciamento de militares para o esquema baseado na “obediência hierárquica solidamente instituída”.

A PJ efectuou buscas em várias bases do país e o diário nota que, só em Monte Real, cinco militares terão lucrado 130 mil euros com o esquema, em apenas onze meses.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Na força aérea?
    AhAhAhah, Fui tropa em 85 em BEJA, AhAHAHAHAHA.
    Não era Força aérea era RIBE.
    REGIMENTO DE INFANTARIA DE BEJA.

  2. E andam as forças militares a queixar-se que o orçamento não chega…
    Mas para roubar há sempre…
    Se não roubassem até dava para cativar…

RESPONDER

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …

Políticas de Lagarde geram 245 milhões para a banca portuguesa

A estratégia do Banco Central Europeu (BCE) de combate ao impacto da pandemia na banca está a gerar ganhos de 4,8 mil milhões de euros para as instituições financeiras da Zona Euro, com Portugal do …

André Ventura apedrejado por manifestantes em Setúbal

O candidato presidencial do Chega foi esta quinta-feira apedrejado a saída de um comício no Cinema Charlot em Setúbal por algumas dezenas de manifestantes, na sua maioria cidadãos de etnia cigana. O corpo de intervenção da …

Ana Gomes promete encorajar Pedro Nuno Santos a avançar para liderança do PS

A candidata presidencial Ana Gomes prometeu encorajar Pedro Nuno Santos, que na sexta-feira se junta à sua campanha, a avançar para a liderança do PS, quando a questão da sucessão de António Costa se colocar …