Corrupção com comida na Força Aérea durou 30 anos e lesou o Estado em milhões

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

A investigação de corrupção nas messes da Força Aérea, com produtos alimentares, apurou que o esquema que envolve altas patentes se arrastava há 30 anos, envolvendo quase todas as bases do país, com prejuízos para o Estado superiores a dez milhões de euros.

A Polícia Judiciária deteve 16 pessoas, entre as quais 12 militares e quatro empresários, esta terça-feira, depois de numa primeira fase, em Novembro de 2016, ter detido outros cinco militares.

Estes suspeitos, entre os quais se encontram um major-general e um coronel, e ainda três capitães e cinco sargentos, estão indiciados por crimes de corrupção, abuso de poder e falsificação de documentos, no âmbito da comercialização de géneros alimentícios nas messes da Força Aérea.

O Correio da Manhã fala de um esquema que garantiu “milhares de euros” aos envolvidos, notando que “um major-general” seria “o cérebro” desta alegada rede de corrupção.

Denominada “Operação Zeus”, a investigação da PJ apurou que “os fornecedores entregavam determinadas quantidades de alimentos e no final do mês, quando apresentavam a factura, esta apresentava um valor três vezes superior ao volume de alimentos entregue”, atesta o Diário de Notícias.

De acordo com este jornal, o esquema durava há mais de 30 anos, num sistema “universal” a quase todas as bases do país, exceptuando Ovar e Açores.

O DN destaca que o juiz de instrução que avaliou o processo considerou haver um “enraizamento da conduta por todos os elementos das messes” e “um clima de aliciamento de militares para o esquema baseado na “obediência hierárquica solidamente instituída”.

A PJ efectuou buscas em várias bases do país e o diário nota que, só em Monte Real, cinco militares terão lucrado 130 mil euros com o esquema, em apenas onze meses.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Na força aérea?
    AhAhAhah, Fui tropa em 85 em BEJA, AhAHAHAHAHA.
    Não era Força aérea era RIBE.
    REGIMENTO DE INFANTARIA DE BEJA.

  2. E andam as forças militares a queixar-se que o orçamento não chega…
    Mas para roubar há sempre…
    Se não roubassem até dava para cativar…

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …