Corrupção com comida na Força Aérea durou 30 anos e lesou o Estado em milhões

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

A investigação de corrupção nas messes da Força Aérea, com produtos alimentares, apurou que o esquema que envolve altas patentes se arrastava há 30 anos, envolvendo quase todas as bases do país, com prejuízos para o Estado superiores a dez milhões de euros.

A Polícia Judiciária deteve 16 pessoas, entre as quais 12 militares e quatro empresários, esta terça-feira, depois de numa primeira fase, em Novembro de 2016, ter detido outros cinco militares.

Estes suspeitos, entre os quais se encontram um major-general e um coronel, e ainda três capitães e cinco sargentos, estão indiciados por crimes de corrupção, abuso de poder e falsificação de documentos, no âmbito da comercialização de géneros alimentícios nas messes da Força Aérea.

O Correio da Manhã fala de um esquema que garantiu “milhares de euros” aos envolvidos, notando que “um major-general” seria “o cérebro” desta alegada rede de corrupção.

Denominada “Operação Zeus”, a investigação da PJ apurou que “os fornecedores entregavam determinadas quantidades de alimentos e no final do mês, quando apresentavam a factura, esta apresentava um valor três vezes superior ao volume de alimentos entregue”, atesta o Diário de Notícias.

De acordo com este jornal, o esquema durava há mais de 30 anos, num sistema “universal” a quase todas as bases do país, exceptuando Ovar e Açores.

O DN destaca que o juiz de instrução que avaliou o processo considerou haver um “enraizamento da conduta por todos os elementos das messes” e “um clima de aliciamento de militares para o esquema baseado na “obediência hierárquica solidamente instituída”.

A PJ efectuou buscas em várias bases do país e o diário nota que, só em Monte Real, cinco militares terão lucrado 130 mil euros com o esquema, em apenas onze meses.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Na força aérea?
    AhAhAhah, Fui tropa em 85 em BEJA, AhAHAHAHAHA.
    Não era Força aérea era RIBE.
    REGIMENTO DE INFANTARIA DE BEJA.

  2. E andam as forças militares a queixar-se que o orçamento não chega…
    Mas para roubar há sempre…
    Se não roubassem até dava para cativar…

RESPONDER

Os nossos antepassados acasalaram com pelo menos 5 espécies diferentes

A análise genética revelou que os ancestrais dos humanos modernos cruzaram com pelo menos cinco grupos humanos arcaicos diferentes quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia. Embora dois dos grupos arcaicos sejam conhecidos atualmente …

A Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha …

PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira. De …

Desde a saúde ao trabalho, quase 170 diplomas em votação no último dia do Parlamento

Parlamento realiza o seu último dia de votações antes das férias de verão, uma “maratona” para votar 59 projetos de lei, 19 propostas de lei do Governo e 90 projetos e propostas de resolução. O parlamento …

Inteligência artificial criou uma nova vacina contra a gripe sozinha (e é melhor do que as atuais)

Uma inteligência artificial criada pela Universidade de Flinders, na Austrália, desenvolveu, sozinha, uma nova vacina para a gripe. Apelidada de “SAM” (sigla em inglês para “Algoritmos Inteligentes para Descobertas Médicas”), a tecnologia criou uma medicação tão …

Greve de técnicos superiores de diagnóstico vai dificultar realização de análises ou exames esta sexta-feira

Os técnicos superiores de diagnóstico paralisam, pela segunda sexta-feira consecutiva, e vão protestar na Assembleia da República, onde tencionam "acompanhar de perto" a votação de um projeto de resolução do PSD. Os técnicos prometem paralisar …

PSD promete congelar o número de funcionários públicos (para lhes pagar melhor)

O PSD afirmou esta quinta-feira que existe margem no seu cenário macroeconómico para atualizar salários pelo menos à taxa da inflação, e que utilizará o excedente de 800 milhões de euros para valorização remuneratória dos …

Trump assegura que drone iraniano foi abatido. Mas Irão nega o ataque

O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que um navio de guerra norte-americano destruiu um drone iraniano no estreito de Ormuz, numa altura de tensões crescentes entre os dois países. O Presidente norte-americano considerou …

Super-erupções vulcânicas estão a interromper a recuperação da camada de ozono

Desde que o buraco do ozono na Antártida foi detetado em 1985, o esgotamento da camada de ozono - o "grande guarda-chuva" que protege toda a vida na Terra - levantou uma preocupação considerável. Os esforços …

Perin falha testes médicos e só chega ao Benfica no final do ano

O guarda-redes italiano da Juventus vai prosseguir a recuperação à lesão em Turim e só dentro de quatro meses regressará à Luz para assinar pelo Benfica. "O Sport Lisboa e Benfica informa que, na sequência da …