/

Corrida feminina de ciclismo foi obrigada a parar. Estava quase a apanhar a dos homens

Uma corrida feminina de ciclismo foi parada pela organização quando a líder da prova, a suíça Nicole Hanselmann (Bigla Pro), estava quase a apanhar a caravana da competição masculina, que arrancara 10 minutos antes. Retomada a prova, a atleta acabou por concluir a mesma na 74.ª posição.

De acordo com o artigo do JN, divulgado esta segunda-feira, a ciclista pedalou forte no início da clássica Omloop Het Nieuwsblad – que decorre em Ardenas, na Bélgica -, na primeira vez em que participou na prova. Saltou do pelotão aos sete quilómetros e, aos 30, seguia com uma vantagem de dois minutos em relação às concorrentes quando a organização a mandou encostar à berma, para neutralizar a competição feminina.

“Foi um momento estranho para mim. Se calhar eu e as outras mulheres estávamos muito rápidas ou os homens muito lentos”, disse Nicole Hanselmann, numa publicação no Instagram. “Já conseguia ver as ambulâncias da corrida masculina”, comentou na rede social, sábado, após a conclusão da prova.

A ciclista suíça e as concorrentes ficaram separadas por escassos metros, enquanto a prova esteve parada. Ao retomar a corrida, a organização deu à atleta da Bigla Pro os dois minutos de avanço que tinha, tendo sido rapidamente apanhada pelo pelotão e terminado a corrida no 74.º lugar.

“Foi um bocadinho triste para mim porque estava a sentir-me bem. Quando o pelotão vê que estás parada renova a motivação para te apanhar”, contou ao site “Cyclingnews”.

“O júri disse que teve de neutralizar a corrida porque estávamos muito perto da corrida masculina”, acrescentou em declarações àquela publicação especializada em ciclismo.

A corrida foi ganha pela holandesa Chantal Blaak, da Boels-Dolmans, que fugiu perto do fim e ganhou 28 segundos de avanço a um grupo perseguidor, cumprindo os 123 quilómetros da prova em 3:20.58 horas, entre Gent e Ninove.

A italiana Marta Bastianelli – Team Virtu Cycling – e a holandesa Jip van den Bos – da Boels-Dolmans -, fizeram a guarda-de-honra da ex-campeã do mundo e campeã holandesa em título.

Em masculinos, a vitória sorriu ao checo Zdenek Stybar, da Deceuninck-Quick Step, a cortar a meta isolado, completando os 200 quilómetros da prova em 4:53.17 horas. Os belgas Greg Van Avermaet, da CCC, e Tim Wellens, da Lotto Soudal, completaram o pódio.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.