Pedras misteriosas provocam “corrida aos diamantes” na África do Sul

Uma verdadeira “febre de diamantes” assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à procura de pedras preciosas.

Depois de um pastor ter encontrado um punhado de pedras opacas não identificadas, centenas de pessoas ocuparam uma vasta área de terreno no norte da província do KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul, escreve o The Times.

Desde que a notícia se espalhou, mais de 3.000 “caçadores de fortunas” deslocaram a KwaHlathi para tentar a sua sorte – e nem os apelos das autoridades acalmaram a multidão.

“Estamos muito preocupados com as imagens que mostram pessoas vindas de províncias e cidades vizinhas para KwaHlathi, e com o facto de que, se não for controlada, a situação poderá resultar em caos“, alertou o governador do KwaZulu-Natal.

“Pedimos ordem e calma e exortamos todos os envolvidos a cessarem as operações e a desocuparem o local, a fim de se inspecionar adequadamente o local e o que foi descoberto lá”, instou Sihle Zikalala.

Pessoas vindas de todo o país juntaram-se aos moradores da zona que estão a cavar o solo desde sábado. Muitos acreditam que o pastor desenterrou diamantes e, com a ajuda de utensílios caseiros, tentam ter a mesma sorte.

Na segunda-feira, peritos do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, do Conselho de Tecnologia Mineral e do Conselho de Geociências foram enviados para o local. Uma equipa, composta por geólogos e especialistas em mineração, vai recolher amostras e conduzir análises.

Assim que estiver concluído, o relatório técnico será divulgado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …