Correr ajuda a preservar a memória em épocas de stresse

Quem já passou por uma fase de grande stress sabe que a memória sai bastante prejudicada, e isso pode ser um problema ainda maior na escola ou no trabalho.

Um estudo da Universidade Brigham Young, nos EUA, mostra que o exercício físico, especialmente a corrida, em momentos de stress ajuda a proteger a memória.

O estudo foi publicado no início do mês na revista Neurobiology of Learning and Memory e conclui que correr diminui os impactos negativos do stress crónico no hipocampo, a região do cérebro responsável pela aprendizagem e pela memória.

“O exercício é uma forma simples e eficiente de eliminar os impactos negativos do stress crónico na memória”, explicou o autor principal do estudo, Jeff Edwards, professor de fisiologia e biologia na Universidade Brigham Young.

A formação da memória acontece quando sinapses, ou conexões entre neurónios, ficam mais fortes. Esse processo de fortalecimento é chamado de Potenciação de Longa Duração (LTP). O stress prolongado fragiliza essas sinapses, que diminuiu a LTP e tem impacto sobre a memória.

O estudo mostra que quando a pessoa sob stress exercita, os níveis de LTP são repostos.

Os resultados foram observados em ratos. Um grupo destes animais usou rodas de corrida durante quatro semanas, e correu cerca de 5 quilómetros por dia. O outro grupo foi mantido sem a oportunidade de se exercitar, tornando-se sedentário.

Metade de cada grupo foi exposto a situações de stress, como andar em plataformas elevadas ou nadar em água gelada. Uma hora depois dessas situações, os investigadores mediram as LTP dos ratos.

Os ratos stressados que praticavam exercício físico tinham LTP’s melhores que os ratos stressados sedentários. Na realidade, os ratos stressados que se exercitaram acabaram por mostrar resultados tão bons como os ratos que não foram submetidos a episódios de stress.

Já o teste de memória envolvia um labirinto. O resultado foi que os ratos que se exercitam cometeram muitos menos erros de memória do que os ratos sedentários.

2A situação ideal para melhorar a aprendizagem e a memória seria não ter que passar por stress e exercitar”, diz Edward. “Mas é claro que não podemos controlar o stress nas nossas vidas, mas podemos controlar quanto exercício fazemos. É importante saber que podemos combater os impactos negativos do stress no nosso cérebro simplesmente ao sair e correr”.

Então se está continuamente a pensar em começar a correr mas nunca ganha a coragem necessária, aqui está mais uma desculpa que lhe pode dar motivação. A boa notícia é que as suas pernas são muito maiores do que as do rato, por isso, correr cinco quilómetros é muito mais fácil para si do que para o animal.

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …