O serviço de correios da Austrália iniciou os testes de um sistema de entregas com recurso a drones que poderá ser eficiente em entregas de pequenas encomendas no país.
A equipa do Australia Post afirma que os testes, realizados em ambiente fechado e permitido pela lei, aconteceram até agora sem nenhum problema e que o novo método de entrega poderá ser benéfico para a realização de entregas rápidas.
Este é o primeiro passo para que o sistema de entregas via drones possa ser implementado no “mundo real”, com clientes reais a receber os seus pacotes de veículos aéreos não-tripulados, o que deverá começar a ser testado até ao final do ano para pequenos pacotes.
“Estamos a explorar a viabilidade de adicionar isso aos nossos vários métodos de entrega”, declarou Ahmed Fahour, CEO do Australia Post.
A empresa estatal avança que os drones deverão ser usados para entregar comprar ou itens urgentes como medicamentos.
Tendo em conta o fraco alcance dos dispositivos, é pouco provável que os drones realizem entregas de longa distância ou mesmo de encomendas que sejam muito pesadas, o que poderia causar sérios acidentes em caso de alguma falha no dispositivo.
Além disso, a Amazon, que também está interessada em realizar entregas com recurso a drones, conseguiu levar uma encomenda a apenas 24 quilómetros de distância.
Apesar dos possíveis problemas que o método de entrega ainda terá que enfrentar, Fahour afirmou que a empresa oceânica de correspondências está confiante no sucesso do serviço.
“Estamos muito confiantes de que, se conseguirmos passar estes testes, seremos capazes de oferecer este serviço experimental até o final deste ano”, declarou.