Coreia do Norte realiza testes com mísseis em direção ao mar do Japão

U.S. Navy

-

A Coreia do Norte realizou no domingo um teste com dois mísseis de curto alcance, noticiou hoje a agência sul-coreana Yonhap. Os dois mísseis foram disparados em direção ao mar do Japão, acrescentou.

Esta é a segunda série de lançamentos de mísseis que o governo sul-coreano denunciou como uma “provocação calculada” para coincidir com o início dos exercícios militares anuais conjuntos da Coreia de Sul e dos Estados Unidos.

Na sexta-feira, a Coreia do Norte disparou quatro mísseis de curto alcance em direção ao mar, a partir da costa oriental norte-coreana, de acordo com o porta-voz do ministério da Defesa sul-coreano, Kim Min-seok.

“Com as manobras em curso, vemos estes tiros como um ato calculado de provocação”, declarou. Washington e Seul deram início na segunda-feira passada aos exercícios militares conjuntos, apesar dos protestos de Pyongyang que os considera um treino de preparação para a invasão do norte da península coreana. Os exercícios vão decorrer até 18 de abril.

Após meses de fortes tensões, as relações entre Seul e Pyongyang entraram numa fase de acalmia relativa, que se traduziu, em fevereiro, pela realização de encontros de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53), os primeiros em seis décadas. Norte e Sul continuam tecnicamente em guerra, uma vez que a esta terminou com a assinatura de um armistício e os dois lados nunca concluíram um tratado de paz.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.