Coreia do Norte realiza testes com mísseis em direção ao mar do Japão

U.S. Navy

-

A Coreia do Norte realizou no domingo um teste com dois mísseis de curto alcance, noticiou hoje a agência sul-coreana Yonhap. Os dois mísseis foram disparados em direção ao mar do Japão, acrescentou.

Esta é a segunda série de lançamentos de mísseis que o governo sul-coreano denunciou como uma “provocação calculada” para coincidir com o início dos exercícios militares anuais conjuntos da Coreia de Sul e dos Estados Unidos.

Na sexta-feira, a Coreia do Norte disparou quatro mísseis de curto alcance em direção ao mar, a partir da costa oriental norte-coreana, de acordo com o porta-voz do ministério da Defesa sul-coreano, Kim Min-seok.

“Com as manobras em curso, vemos estes tiros como um ato calculado de provocação”, declarou. Washington e Seul deram início na segunda-feira passada aos exercícios militares conjuntos, apesar dos protestos de Pyongyang que os considera um treino de preparação para a invasão do norte da península coreana. Os exercícios vão decorrer até 18 de abril.

Após meses de fortes tensões, as relações entre Seul e Pyongyang entraram numa fase de acalmia relativa, que se traduziu, em fevereiro, pela realização de encontros de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53), os primeiros em seis décadas. Norte e Sul continuam tecnicamente em guerra, uma vez que a esta terminou com a assinatura de um armistício e os dois lados nunca concluíram um tratado de paz.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …