Coreia do Norte disparou dois novos mísseis balísticos

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos, e não um como se tinha falado anteriormente, na sua mais recente violação das resoluções da ONU, disse um dirigente dos Estados Unidos da área da defesa.

“Os Estados Unidos detetaram o lançamento de dois mísseis balísticos pela Coreia do Norte. Acreditamos que ambos sejam Nodong MRBMs”, adiantou o dirigente, que preferiu falar sob anonimato, referindo-se a mísseis balísticos de médio alcance.

“Estes lançamentos são uma violação de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, acrescentou.

Anteriormente, a Coreia do Sul informara que a Coreia do Norte tinha disparado o que parecia ser um míssil de médio alcance para o mar do Japão.

As tensões militares na dividida península coreana têm aumentado desde que a Coreia do Norte realizou um quarto ensaio nuclear, no dia 6 de janeiro.

Um mês depois, Pyongyang lançou um foguete de longo alcance, que foi interpretado como um teste disfarçado de míssil balístico.

Já este mês, o Conselho de Segurança da ONU impôs duras sanções contra a Coreia do Norte.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse no Parlamento que Tóquio vai trabalhar com a comunidade internacional para acabar com os programas de armas de Pyongyang, tendo exigido “contenção” ao governo da Coreia do Norte.

O chanceler nipónico, Fumio Kishida, considerou que o lançamento viola as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e explicou que apresentou um protesto na embaixada norte-coreana em Pequim (não há representação em Tóquio já que os países não têm relações diplomáticas).

O ministro porta-voz do governo, Yoshihide Suga, disse que o exército do Japão está em alerta para proteger a segurança do povo japonês, depois das novas ações vindas de Pyongyang.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.